Fórum FEVEREIRO

INSERIR COMENTÁRIO

A tradição do dia dos namorados

Em Portugal, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro enquanto no Brasil se comemora a 12 de Junho. Este dia também é designado por Dia de São Valentim.

coração

Em grande parte do mundo (como EUA, Itália e Canadá), a data escolhida é 14 de Fevereiro, dia de São Valentim (São Valentino, para alguns, ou o Valentine’s day dos americanos), um santo devotado à ideia do amor.

Na verdade, há dois santos “Valentim”. Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.

Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado no seu exército e nas guerras do que na vida em família , pois estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha.

Tanto era verdade, que o imperador foi mais longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentim, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimónios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.

O outro São Valentim também viveu sob o império romano. Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as crianças. Um dia, Valentim foi preso pelos romanos por se ter recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor para ele e as lançavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartões do “Dia dos Namorados”. Mas não existe nenhum registo histórico disso.

Os cartões que conhecemos hoje foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com pássaros e flores. Hoje, alguns dos cartões mais populares são os de humor.

No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo António, o famoso santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória – na época na Agência Standard Propaganda – sob encomenda da extinta loja Clipper.

Para melhorar as vendas de Junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan:

“Não é só de beijos que se prova o amor”.

A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de Junho tornou-se uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons…. uma infinidade de opções para se dizer “Amo-te!”.

Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Em Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Em Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e rebuçados dos seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas “flocos de neve”.

No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é de as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos últimos anos o “giri choco” (chocolate de cortesia ou “obrigação”) também se encontra presente na lista de compras de grande parte da população feminina. Mas, muita gente ainda hesita em adotar a data, alegando que se trata de uma estratégia comercial, no que não deixam de ter razão, uma vez que o Valentine’s Day representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fábricas de chocolate do arquipélago. Mas, o que vale mesmo é a intenção e não há como negar que a vida fica um pouco mais doce com estas declarações de amor e com estes chocolates.

Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de Fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.

Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes.

Nas escolas as crianças apreciam fazer presentes ou cartões para seus amigos e professores.

amigos1amigos2 amigos

Muitas escolas decidem dar a conhecer aos seus alunos o porquê e as causas do aparecimento do Dia De São Valentim, entre nós mais conhecido por Dia dos Namorados, assim como as atuais repercussões no nosso país e no mundo.

Em contexto de escola podem-se fazer apresentações de pequenas histórias sobre a vida e morte de Valentim que depois são devidamente exploradas pelos alunos, estimulando o diálogo e a exposição de ideias e pareceres por todos os participantes.

O objetivo é dar a conhecer às crianças os nossos hábitos e costumes, de forma a motivar o seu interesse uma vez que aos poucos vão-se perdendo algumas das nossas tradições. Podem, também, ser apresentadas canções alusivas ao tema.

beijo amor abraço1 abraço

Este mês proponho-vos uma reflexão/debate sobre o tema do DIA DOS NAMORADOS, pesquise ou identifique maneiras de comemorar este dia com as crianças ou partilhe a sua opinião/experiência:

Devemos incentivar as crianças a festejar este dia? O que acham mais correto Dia dos Namorados ou Dia dos amigos? O que dizem às vossas crianças em sala de aula/casa?

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Rita Lourenço

INSERIR COMENTÁRIO

Anúncios

About Rita Lourenço

Professora tutora do curso Ceac Gosto de pessoas, viagens, livros e cinema por esta ordem. Também gosto do silêncio, do amanhecer e do entardecer. De ouvir música, de ficar à conversa, do barulho do mar, da voz dos que amo, de coisas e memórias que guardo para sempre. Porque algumas coisas não se esquecem nunca.

50 thoughts on “Fórum FEVEREIRO

  1. Educação Infantil, Catarina Filipa Pinto Mendes.
    Podemos fazer diversas coisas com as crianças por exemplo postais,cartinhas, pintar certos desenhos que se relacionem com o assunto, falar um pouco sobre o que é o dia dos namorados e o porque de ser festejado, até porque no dia dos namorados há quem aproveite também para dar um miminho a uma amiga ou um amigo ou até a todos os amigos e amiga.
    Dia dos namorados não é só para os namorados serem mimados ou haver troca de presente (chocolates,flores etc)mas também os amigos.
    Devemos sim incentivar a criança para festejar o dia de são Valentim e abordar o assunto dizer o que é o dia de São Valentim, que é um dia de amor uns com os outros que devemos mostrar o quanto gostamos dos nossos amigos, professores,pais etc…
    Podemos também abordar a lenda de são Valentim de maneira divertida. Lembro-me quando andava na primária no dia de são Valentim levava sempre um ramo de flores á minha professora e fazíamos sempre uns desenhos uns cartões cheios de coração anjos e colocávamos numa caixa e os professores distribuíam depois ao aluno correspondente.
    Seria fácil de explicar o que é o Dia dos namorados a uma criança de maneira simples e divertida por exemplo , foi o dia em que o anjo do amor dava muitos bombons a todas as pessoas do mundo mas esses bombons tinham algo lá dentro que faziam toda a gente ser feliz e gostarem todos uns dos outros. Devemos celebrar este dia como tantos outros para não perdermos todas as nossas tradições.
    Aqui fica um poema do dia de São Valentim tirado da internet , feito por crianças do projeto Educ@naWeb.
    “Hoje é dia de São Valentim e o amor está no ar Dá-me logo vontade de te beijar! O dia de São Valentim É um dia especial… Quero festejá-lo contigo Tu és a flor principal! É um dia especial recheado de muito calor Toda a gente o festeja
    com amizade e amor”

    1. Olá Catarina,
      Obrigada pela sua participação, gostei muito de ler o seu comentário.
      Concordo consigo, o mais importante deste dia é sensibilizar as crianças para os valores e para os verdadeiros sentimentos pelos outros.
      Continuação de bons estudos!

  2. Educacao Infantil_Gen
    O dia dos namorados é um dia dedicado especialmente ao amor.
    Daí importância desta data, dia 14 de fevereiro é um dia que todos nós gostamos principalmente quando estamos apaixonados e para quem não está há muitas maneiras de se dar amor.
    Por isso, devemos dar a conhecer o significado ás crianças deste dia, para que estas explorem com as pessoas que as rodeiam, encarregados de educação, educadores, etc.
    Muitas crianças dizem, em voz alta que já têm namorado e nós rimos e não damos o devido valor à criança, mas realmente aquela criança pode não estar apaixonada,contudo se sente amor por alguém não quer dizer que seja uma relação séria mas apenas que gosta de alguém.
    Devemos incentivar as crianças a festejar o dia dos namorados porque é um dia que deve ser festejado, para que não caia no esquecimento e assim vamos mantendo as nossas tradições. Para dar amor não precisamos de muitos bens materiais nem financeiros basta sermos criativos e dizer á pessoa o quanto ela significa para nós.
    Este dia é para sonhar e acreditar, que o amor está no nosso coração e quer conquistar alguém especial, transmitir-lhe felicidade e obter um sentimento reciproco. ❤

    1. Olá Maria da Conceição,
      Obrigada pela sua participação neste fórum. Bom trabalho, parabéns!
      O Dia de São Valentim está a chegar, por isso, partilho imagem para fazerem postais, que as crianças podem oferecer a quem mais gostam.


      Continuação de bons estudos!

  3. Flávia Coelho Turma: EIE_SET_13

    O Dia dos Namorados não é apenas um dia para amantes. É também o dia perfeito para os pais expressarem o amor pelos seus filhos.
    Os pais devem fazer lembranças especiais com os seus filhos, daquelas lembranças que durarão uma vida. Certificarem-se que os seus filhos sentem-se amados está no topo da lista de prioridades da maioria dos pais, e isso pode ser uma tarefa assustadora. Falta de dinheiro pode deixar os pais triste e preocupados, não sabendo como comunicar eficazmente o amor que sente pelos filhos. As crianças adoram presentes, é verdade, mas existem muitas ideias de baixo custo que ajudarão as crianças a sentirem-se amadas e valorizadas. Aqui estão alguns exemplos: Fazer um cartãozinho do dia dos namorados,dizendo o quanto ama a criança; cozinhar bolinhos em forma de coração, ou fazer refeições especiais que a criança goste; Tirar uma foto com a criança e pendurá-la no quarto da mesma. É reconfortante, pois as crianças terão uma imagem de si mesmos com os seus pais. Isto são vários exemplos de coisas que podemos fazer com as crianças, para que elas se sintam tão amadas neste dia tão especial.

  4. RitaMedeiros. Mai13
    O dia dos namorados, 14 de Fevereiro , não serve só para “namorados”, basicamente é comemorado o dia do amor, serve para também familia e amigos. Devemos sim incentivar as crianças a festejar este dia, porque o amor pela familia e amigos é o principal. O dia dos Namorados ou Dia dos Amigos, é basicamente igual, porque antes de um namorado temos um grande amigos.
    Para mostrar o quanto se gosta de alguém basta sermos criativos, e sabermos mostrar o quanto aquela pessoa é importante. Com uma simples palavra conseguimos atinguir o coração da outra pessoa, e é isso que devemos tentar explicar ás crianças.

    1. Olá Rita,
      Obrigada por participar neste nosso espaço de debate, gostei muito de ler o seu comentário. Bom trabalho!
      Partilho aqui um video com uma música que podem cantar com as crianças neste dia:

      Continuação de bons estudos!

  5. Boa noite
    O Dia dos Namorados é um dia muito importante de uma demonstração de carinho e amor que temos para com os outros não só entre namorados mas também entre amigos, familiares, etc.
    Deve-mos incentivar as crianças a comemorar este dia mas de uma forma diferente do que estamos habituados a ver, ou seja, deve-mos faze-lo em forma de amizade e amor pelo próximo. Acharia mais correto Dia dos amigos, pois assim todos iriam comemorar sem aquelas coisas de pensar que é um dia só de casais, pode ser também para amigos.
    Na sala de aula diria que todos temos amor pelos nossos amigos não é só pelos namorados/as que temos amor, podemos dar presentes a amigos ao nossos pais, etc.

    1. Olá Cláudia,
      Obrigada pela sua contribuição no nosso fórum. Bom trabalho, gostei muito!
      Também concordo consigo. São Valentim deve representar para a criança e os seus progenitores uma festa repleta de carinho, cuidados e delicadezas, festa que inclui as correcções que o carinho manda exercer no mais novo, para aprender a entender vida.
      Continuação de bons estudos!

  6. Eu penso que o Dia dos Namorados não deveria ser exclusivo só dos casais mas de todas as pessoas para demonstrar o Amor, o Carinho e a Amizade que sentimos pelo próximo. Também acho que para o fazer não é necessário que seja só neste dia, isso é uma coisa que temos e devíamos demonstrar todos os dias não só com o nosso parceiro mas com os nossos amigos, família e os que nos são próximos.
    Em relação ás crianças temos que lhes explicar que neste dia devem demonstrar com mais carinho e amor o que sentem para com a família. Devemos incentiva-los a fazer alguma coisa , uma lembrança , um miminho como só eles sabem com a sua sinceridade e simplicidade. Mas também os devemos lembrar que o devem fazer todos os dias ,quando quiserem, porque o amor e a sinceridade das crianças é o melhor que o mundo tem.

    1. Olá Joana,
      Obrigada pela sua participação, bom trabalho!
      O Dia de São Valentim é uma data dedicada à troca de mimos entre as pessoas que se amam.
      As crianças, a cada ano que passa, também participam dessa comemoração, que incentivadas pelos professores ou mesmo pelos pais, tentam usar sua criatividade, seja através de uma frase ou de um desenho num pedaço de papel, para homenagearem a quem elas amam e “a quem” elas acreditam ser o seu ”Valentim”.
      Continuação de bons estudos!

  7. carla henriques EIE-set-2013

    Tal como refere Manuel Rangel, professor e diretor pedagógico da Escola Tangerina (Porto), a prática pedagógica com crianças baseada apenas, ou essencialmente, na comemoração de “dias”, acaba por se tornar pobre e uma prática pouco adequada. Além disso, quando centramos a educação na produção de artefactos, ou pequenos “trabalhinhos” manuais, estereotipados e todos iguais, ou muito semelhantes, alusivos a esses mesmos dias tornamos essa mesma prática mais vazia, desinteressante e até deseducativa.
    No entanto, é verdade que há momentos em que certos “dias”, quer queiramos quer não, por bons ou maus motivos, e até por influência da prática de outros, se impõem na vida das crianças, nas suas conversas, no seu discurso e acabam por entrar na sala de atividades, tal como nos diálogos entre o grupo e o educador. Esta questão e a sua abordagem deve e pode enquadrar-se nos princípios que desejavelmente devem orientar a maioria das situações pedagógicas, segundo algumas considerações que o educador deverá ter:
    •O tema deve ser abordado apenas se tiver especial relevância para o grupo de crianças ou se o educador sentir no grupo alguma questão, do foro emocional, que considere ser oportuno e poder até o grupo beneficiar do tratamento do tema;
    •Ao tema deve ser dado sempre um enquadramento histórico e social: como surgiu, que factos estão na sua origem e tradições em diferentes locais e em diferentes épocas;
    •A abordagem do tema e as atividades a propor, como todas as que se promovem no jardim de infância, devem focar-se nos aspetos essenciais do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pelo que se deve privilegiar o desenvolvimento da expressão e do pensamento próprio e genuíno das mesmas (propondo o tema, ouvindo o que as crianças tem para dizer, deixar que se cruzem e partilhem ideias).
    Respeitando estes princípios/considerações, o “comemorar um dia”, neste caso o dia dos namorados, ou festejar uma data poderá e deverá ser um momento que se enquadre na “vida” do grupo e, consequentemente, no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

    1. Olá Carla,
      Obrigada pela sua contribuição, gostei muito de ler o seu comentário. Bom trabalho!
      Encontrei uma pesquisa em que se faziam 2 perguntas a algumas crianças:

      1. O que significa para ti o Dia de São Valentim?
      2. Quem será o “teu namorado” ou “teu Valentim” este ano?

      As respostas foram sinceras, engraçadas e até mesmo comoventes!

      ♥ Dia dos namorados significa celebrar com uma pessoa especial que amamos. O meu avô, que me leva ao parque e ao cinema e me dá presentinhos quando eu vou visitá-lo, vai ser meu namorado. (Catarina, 6 anos)

      Continuação de bons estudos!

  8. DIA DOS NAMORADOS
    Na minha opinião o dia dos namorado ou dia dos amigos deve ser todos os dias, nao precisa ter uma data especifico para as pessoas trocarem de carinho ou dar presentes aos seus entes queridos. É normal que depois de tantas historias relacionado a esse tema o comercio usa isso a seu favor, usando a sua estratégia de marteking para vende maio numero de produtos relacionado a esse tema. É muito bom selebrar esta data mas, devemos lembrar as crianças que esta data pode ser todos os dias, basta fazer-mos um gesto de amor ou gentileza para as pessoas de quem gostamos!

    1. Olá Fabriciana,
      Obrigada por participar, bom trabalho!
      Partilho aqui mais uma resposta dada por uma criança às seguintes questões:

      1. O que significa para ti o Dia de São Valentim?
      2. Quem será o “teu namorado” ou “teu Valentim” este ano?

      ♥ Meu Valentim vai ser a minha mãe, porque ela é sempre boa comigo, e quando eu lhe pergunto se posso ajudá-la, ela diz sempre que sim. Agora eu estou ajuda-la por três dias, porque meu pai foi trabalhar para Espanha. (Sara, 7 anos)

  9. O dia dos namorados e um dia de mt amor que ha em todas as pesssoas entre amigos,familiares e claro namorados.O amor deve ser vivido todos dias e mimado mas e neste dia em que as pessoas mostram mais o seu amor e a um desculpa tambem para sair e ter um dia romantico mas o amor tambem e de irmaos eu tenho dois filhos e eles quando se olhao nos olhos um do outro notas um grande amor entre eles e a este amor que nunca acaba e sao as crianças que mais dao amor sincerio.

    1. Olá Susana,
      Obrigada pela sua participação no nosso fórum, gostei muito de ler.

      O dia mais belo? Hoje.
      A coisa mais fácil? Errar.
      O obstáculo maior? O medo.
      O erro maior? O abandono.
      A raiz de todos os males? O egoísmo.
      A distração mais bela? O trabalho.
      A pior derrota? O desalento.
      Os melhores professores? As crianças.
      A primeira necessidade? Comunicar-se.
      O que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
      O mistério maior? A morte.
      O pior defeito? O mau humor.
      A coisa mais perigosa? A mentira.
      O sentimento pior? O rancor.
      O presente mais belo? O perdão.
      O mais imprescindível? O lar.
      A estrada mais rápida? O caminho correto.
      A sensação mais agradável? A paz interior.
      O resguardo mais eficaz? O sorriso.
      O melhor remédio? O otimismo.
      A maior satisfação? O dever cumprido.
      A força mais potente do mundo? A fé.
      As pessoas mais necessárias? Os pais.
      A coisa mais bela de todas? O AMOR .
      Madre Teresa de Calcutá

      Continuação de bons estudos!

  10. Soraia Domingues EIE_OUT_13

    Dia dos Namorados
    Na minha opinião o Dia dos Namorados devia ser só mais um dia de demonstração de amor que uma pessoa sente por outra. É claro que há coisas que podemos fazer ou oferecer nesse dia que não vamos fazer nos outros, como oferecer um presente,fazer uma surpresa etc mas isto é um complemento de outros pequenos actos que podem ser feitos no dia- a- dia sem ser preciso ser o Dia dos Namorados. A meu ver este dia pode ser um dia de amigos também porque não é preciso namorar para se amar alguém , esta minha opinião vai mais de encontro ás crianças porque os adultos sabem bem distinguir o que é namorar de gostar muito de alguém mas,com as crianças isso não se passa. Por exemplo uma criança tem sempre algum menino(a) que gosta mais e por vezes diz que é seu namorado(a) isto acontece porque as crianças a nível de afectos e sentimentos ainda não estão totalmente desenvolvidos então a pessoa que por vezes eles brincam mais ou passam mais tempo juntos ou algo do género eles tendem a dizer que são namorados porque é o que eles vêm nos adultos. Por isso neste dia as crianças devem ter conhecimento dele e usufruir dele também.. Os pais ao explicar o que é esse dia devem dizer que é um dia em que se “mostra” mais amor a uma pessoa mas que não precisa de ser namorado e até pode incentivar a criança a fazer um miminho para a pessoa que ela mais gosta e explicar-lhe que aquele dia é para todas as pessoas que se gostam muito.

    1. Olá Soraia,
      Bom trabalho! Obrigada por participar.

      Partilho aqui mais uma resposta dada por uma criança às seguintes questões:

      1. O que significa para ti o Dia de São Valentim?
      2. Quem será o “teu namorado” ou “teu Valentim” este ano?

      ♥ Eu adoro a minha avó e o meu avô. Eu vou gostar deles para sempre. Dia dos Namorados significa muito para mim, especialmente cuidar e compartilhar o amor com a minha família. (Pedro, 8 anos)

      Continuação de bons estudos!

  11. Eduação Infantil – Ana Rita Peixoto Da Silva
    Dia 14 de Fevereiro considerado dia dos namorados, embora no meu ponto de vista todos dos dias são dias onde podemos e temos oportunidade de demonstrar o amor e carinho que sentimos pelos outros, neste caso a nossa cara metade e também de certa forma mima-la.
    Quanto as crianças, devemos em primerio lugar dar-lhe uma pequena noção do que consiste o dia, e assim podemos também fazer diversos trabalhos relacionados, como pequenas cartas, ou pequenos trabalhos com cartolinas (corações) e escrever uma pequena mensagem, podemos também fazer flores de papel, pois também é forma de se demonstrar carinho e amor.
    É engraçado pois as crianças desde novinhas que embora não saibam o verdadeiro significado da palavra amor, ja são capazes de distinguir o sentimento que sentem pelos diferentes colegas.
    Por isso devemos sensibilizar as crianças de certa forma para a importância do dia, e também para valorizarem a pessoa pela qual sente um carinho especial, assim como as restantes (amigos).

    1. Olá Rita,
      Obrigada pela sua contribuição neste fórum. Fez um bom trabalho, parabéns!
      Partilho aqui mais uma ideia engraçada para fazer com os nossos pequeninos, tanto em contexto de sala de aula como em casa:

      Continuação de bons estudos!

  12. HÉLIA ALEXANDRA SOBRAL PINTO EIE_OUT_13 Assunto:Dia de São Valentim\dos Amigos Eu acho que o Dia de São Valentim\dos Amigos influencia positivamente as crianças. Este dia impoe-se na vida delas e nas suas conversas e tambem na vida das escolas. Pode-se festeja-lo com elas fazendo jogos , por exemplo: puzzles,cantando canções,fazendo trabalhos manuais como postais e […]

    Olá Hélia,
    Gostei muito de ler o seu trabalho, obrigada por participar!

    Conversa na sala dos 3 anos:
    Eu – Vem aí o Dia dos Namorados!
    Ela – É o dia dos “amoles” é?
    Eu – Dia dos amores? O que são amores? Eu não sei!
    Ela – É a mãe, o pai e o “Fabo”! São os “amoles” da “Nana”!
    Eu – Gostas muito deles?
    Ela – Sim!! (com um sorriso muito envergonhado) Vamos “fajer pesentes” vamos?
    Eu – Que presentes?
    Ele – Pinturas! Com tinta!
    Ela – “Ixo” não!
    Ele – Desenhos sim?
    Ela – Não “quelo ixo”!
    Outra – Vamos fazer bolinhos vamos?
    Todos – Sim!!!

    E assim foi, mais um dia de culinária e como eles adoram meter a mão na massa!
    Saíram do forno biscoitinhos em forma de coração!!!
    Só de pensar no cheirinho que ficou na sala… hum…

    Continuação de bons estudos!

  13. Neste dia 14 de Fevereiro estamos, essencialmente, focado em demonstrar o amor à nossa cara metade. Para nós, adultos, sabemos que todos os dias são bons para o fazermos, contudo as crianças requerem um contexto para este dia ser diferenciado de todos os outros.
    Na minha opinião o Dia dos Namorados/Amigos até deveria ser no mesmo dia. Não há namorado/a que não seja amigo/a. Amor, é a partilha, a cumplicidade, a honestidade, a atenção, onde na base vem a amizade. Quem é amigo, sente amor, seja namorado ou não. Devemos explicar às crianças o que se comemora neste dia e a sua história.
    É importante que as crianças saibam o que é o dia porque também elas o vivem e estão num mundo onde a data é anunciada pelos media e por isso, certamente, irão fazer perguntas. Para além de, em casa, terem os pais que dão beijos e sabemos perfeitamente como as crianças reagem quando vêm os seus pais a namorar.
    Para além de saberem do que se trata nesta data as crianças devem fazer trabalhos manuais como postais, pinturas, trabalhos em barro ou plasticina para oferecerem a quem gostam. Cada criança, na minha opinião, é que deve escolher a quem deseja oferecer o seu trabalho. Assim que a criança tenha assimilado a noção de dia de namorados e que é um dia de partilhar o amor, ela escolherá por ela própria a quem deposita tal sentimento. Apesar das crianças não saberem ainda distinguir “amores” elas saberão perfeitamente que se dão o presente a outra pessoa é porque gostam dela.
    Pode-se também cantar com a turma, ou até fazer uma pequena peça de teatro onde cada um possa demonstrar a sua noção de amor.
    Para que a turma possa participar toda até podiam fazer um slogan em conjunto e colocar (numa cartolina) na sala da turma, para que todos os dias tivessem a presença de amor dentro do seu cantinho,(a sala de aula).
    Amem muito, hoje, amanhã e todos os dias!!

  14. Sempre vi este dia apenas como dia dos namorados,mas ao pesquisar sobre o tema, tomei conhecimento que este dia celebra o amor e a amizade. Primeiro que tudo devemos dar a conhecer ás crianças a história do dia dos namorados, mas salientar que devemos celebrar o amor e a amizade nao só neste dia mas em todos os outros. Para festejar este dia na escola podemos fazer trabalhos para oferecerem aos colegas e ate aos professores,podemos fazer um lanche especial, ver um filme com direito a pipocas e tudo,ou seja, podemos fazer uma série de coisas mas nunca nos podemos esquecer de lhes ensinar a importancia que o amor e a amizade têm nas nossas vidas seja em que idade for. Feliz dia para todos!

  15. O tão aclamado dia dos namorados nunca fez parte dos meus planos pessoais, nunca foi um dia ao qual desse especial atenção, no entanto nos tempos de escola havia sim, o chamado dia dos amigos. A partilha de cartões sempre foi uma mais valia entre os meus colegas de turma.
    Penso que a ideia de se partilhar com as crianças a história de S. Valentim se pode tornar em algo engraçado, mas sempre tendo em conta a idade das mesmas. Todavia, acho que as crianças aceitam mais o dia dos amigos do que propriamente o dia dos namorados, pois aí aprenderão mais facilmente e de uma forma mais divertida o significado do dia, o que acaba por ser o papel dos maridos e pais a correr para as floristas e lojas de roupa e, em especial uma ida ao restaurante, tal como manda a tradição. No que toca ao dizeres e explicações por parte dos pais, fica ao cargo de cada um, ao cargo das diferentes educações e não tenho porque negar qualquer tipo de influência negativa nas crianças, pois o importante é falar da partilha de sentimentos, como o amor, o carinho e a amizade nutrida pelo outro e para com o outro.
    A nível de actividades a ser realizadas com as crianças lembro-me das típicas cartas e cartões, além das canções e da oferta de flores. Tudo feito com os mais diversos materiais, sempre de modo a incentivá-las e a captar ainda mais a atenção das mesmas para os trabalhos em equipa.

  16. Boa noite, apenas consegui vir aqui hoje deixar o meu contributo, pois entre trabalho, mimar o sobrinho e arranjar algo para fazer neste dia o tempo voou.
    Na minha opinião este dia não é o dia dos namorados mas sim como diz a história, é o dia de são Valentim, um dia de amor, o que não impliqua que seja apenas dirigido para os namorados mas sim para todos os que amamos, servindo então, no caso das crianças para que estas mimem pais, familiares e amigos com pequenas prendas para lhes demonstrar o seu amor.
    Devemos incentivar as crianças a festejar este dia, mas também explicar a história deste o que não significa que só mostremos o amor que temos pelo outro nesta data. Logo, para mim nenhuma das designações esta completamente justa em relação ao dia, embora dia do amigo seja correto pois alguém por quem sentimos amor será nosso amigo, mas ainda mais justo é o dia do amor.
    Nesta altura da minha vida ainda não me deparei com a situação de ter de explicar algo a uma criança, porem quando o tiver de fazer explicarei a historia deste e direi que é um dia para partilharmos e recebermos amor com quem mais gostamos, podendo ser feito noutro dia mas este é o dia de mimar até não podermos mais e demonstrarmos a quem amamos o quanto são realmente importantes para nós.

  17. O Dia de São Valentim é uma data dedicada à troca de mimos entre as pessoas que se amam, não precisando ser namorados/casais.
    As crianças, como vemos, com o passar dos anos vão participando dessa comemoração , que são incentivadas pelos pais, professores e pessoas que os rodeiam.
    Eu penso que o Dia dos Namorados é para todos incluindo as crianças, pois estas vão aprendendo o que significa esse dia e sua história.
    Este dia também serve para os amigos, não apenas para os namorados, trocarem miminhos e presentes (flores,postais,chocolates etc).
    Devemos incentivar a criança a celebrar este dia, abordando o assunto dizendo que é o dia do amor, o dia que damos e recebemos esse amor, dos nossos familiares e amigos (professores, funcionários, colegas etc).
    Também podemos falar da lenda de São Valentim sendo criativos.
    Lembro-me de quando andava na escola primária a minha professora contava que andava um menino (anjo) de arco e flecha, pelo mundo, vestido apenas com uma fralda, este mandava o amor as pessoas, quem fosse atingido com a sua flecha, ficava com mais amor do que tinha e nós todos queríamos ser atingidos, pensávamos mesmo que existia, mas que não o víamos, apenas vinha trazer o amor a todas as pessoas.
    Neste dia, fazia-mos postais, cartinhas, desenhos ilustrados e pinturas para meter numa caixinha vermelha com um grande coração rosa ao centro e depois a professora dava ao aluno que pertencia cada correspondência.
    Nisto podia-se explicar de uma maneira simples a uma criança como comemorar este dia, dizendo que é um anjinho do amor que anda por todo o mundo a libertar uns “pozinhos mágicos” no ar, para que todos sejam felizes e que gostem todos uns dos outros.
    Devemos comemorar este dia para que não se perca a tradição, pois algumas como vemos já se estão a perder ao longo dos anos.

  18. Fórum de Fevereiro
    O dia de São Valentim, na minha opinião, pode ser festejado nas escolas, assim como são festejadas outras datas. Também concordo com o slogan do publicitário de João Dória (1949) “Não é só de beijos que se prova o amor.”
    O dia de são Valentim é uma data que pode ser festejada na escola, como sendo um dia dedicado ao amor. Sendo o ser humano dependente de afetos desde o nascimento, e sabendo que as crianças mais saudáveis e com melhores níveis de autoconfiança, são as que cresceram em ambientes seguros e rodeadas de amor. Festejar o dia dos namorados nas escolas é uma boa oportunidade, para neste dia educar as crianças para viverem os afetos de forma espontânea e consciente. É um dia em que por exemplo, os alunos podem ser convidados a partilhar o que entendem ser o amor, e o educador com naturalidade e sabedoria deve participar nesta partilha eventualmente falando de outras formas de amor, como o amor platónico, o amor bucólico, o amor idílico, o amor ao próximo etc…
    “Não é só de beijos que se prova o amor”, o amor manifesta-se através da proteção/atenção que se dá e recebe. O amor vive da partilha, e embora não seja possível ensinar o amor, por ser próprio e único de cada ser humano, podemos, e porque não, aproveitando o dia de são Valentim, para cultivar nas crianças e adolescentes a importância do amor puro verdadeiro, encorajando-as a vive-lo e a senti-lo sem protótipos nem conceitos pré-definidos, respeitando-se todos nas semelhanças e nas diferenças.
    São Valentim é um santo a quem se lhe atribui “a proteção aos namorados”, pelo fato de este enquanto bispo ter celebrado casamentos no império romano a membros o exército, opondo-se desta forma às ordens do Imperador Claudius II, esta desobediência, fez com que fosse preso e executado. São Valentim ao desobedecer ao imperador, seguramente acreditava que a celebração do amor é tão importante e própria do ser humano que nada o deve impedir. Esta mensagem é tão bela que merece ser partilhada, sempre, mas em especial, no dia 14 de fevereiro a todos os alunos, adaptando-a claro à idade e ao nível de compreensão própria de cada idade.
    O dia 14 de fevereiro, data em que se festeja o dia de São Valentim/ Dia dos namorados é um dia que sendo festejado nas escolas, muitas são as atividades que podem ser realizadas, trabalhos manuais alusivos, recital de poesia, teatro entre outras atividades, o que no meu entender não pode faltar deste o primeiro anos escolar é uma saudável educação para viver os afetos de forma natural e saudável. E se existe regras para viver em harmonia com a sociedade, não existe regras para amar, e a escola em conjunto com a família têm a responsabilidade de apoiar as crianças e adolescentes no seu crescimento, dando-lhe ferramentas para serem felizes.

  19. Fórum de Fevereiro
    O dia de São Valentim, na minha opinião, pode ser festejado nas escolas, assim como são festejadas outras datas. Também concordo com o slogan do publicitário João Dória (1949) “Não é só de beijos que se prova o amor.”
    Os humanos são seres que dependem de afetos desde o nascimento, e sabendo que as crianças mais saudáveis e com melhores níveis de autoconfiança, são as que cresceram em ambientes seguros e rodeadas de amor. Festejar o dia dos namorados nas escolas é uma boa oportunidade, para “ ensinar” às crianças a viverem seus afetos de forma espontânea e consciente. E este ensinamento pode fazer-se convidando os alunos a partilharem o que entendem ser o amor, e o educador com naturalidade e sabedoria deve participar nesta partilha falando eventualmente de outras formas de amor, como o amor platónico, o amor bucólico, o amor idílico, o amor ao próximo etc…
    “Não é só de beijos que se prova o amor”, o amor manifesta-se através da proteção/atenção que se dá e recebe. O amor vive da partilha, e embora não seja possível ensinar o amor, por ser próprio e único de cada ser humano, devemos cultivar nas crianças e adolescentes a importância do amor puro verdadeiro, encorajando-as a vive-lo e a senti-lo sem protótipos nem conceitos pré-definidos, respeitando-se todos na semelhança e na diferença.
    São Valentim é um santo a quem se lhe atribui “a proteção aos namorados”, pelo fato de este enquanto bispo ter celebrado casamentos no império romano a membros do exército, opondo-se às ordens do Imperador Claudius II, esta desobediência, fez com que fosse preso e executado. São Valentim ao desobedecer ao imperador, seguramente acreditava que a celebração do amor é tão importante e própria do ser humano que nada o deve impedir. Esta mensagem é tão bela que merece ser partilhada, não só mas também no dia de são Valentim com os alunos, adaptando-a claro à idade e ao nível de compreensão própria de cada grupo.
    O dia 14 de fevereiro, data em que se festeja São Valentim/ Dia dos namorados é um dia que sendo festejado nas escolas, muitas são as atividades que podem ser realizadas, trabalhos manuais alusivos, recital de poesia, teatro entre outras atividades, o que no meu entender não pode faltar deste o primeiro ano escolar é uma saudável educação para viver os afetos de forma natural, saudável e espontânea. E se existe regras para viver em harmonia com a sociedade, não existe regras para amar, e a escola em conjunto com a família têm a responsabilidade de apoiar as crianças e adolescentes no seu crescimento, dando-lhe ferramentas para serem felizes.

  20. O Dia dos Namorados é uma data comemorativa na qual se celebra o Amor. Entre casais é comun a troca de presentes, de postais, de flores, um jantar romantico algo diferente dos dias habituais. Para mim este dia é igual aos outros, nao é so no dia 14 de fevereiro ou 12 de junho(no Brasil) que devemos celebrar o amor, mas sim todos os dias com as pessoas que amamos. Acredito que quando exite amor nao ha um dia especifico para trocar um presente, um postal ou dizer que amamos ou gostamos muito dessa pessoa, mas sim quando queres quando sentes que o deves dizer ou demonstrar.
    Na minha opiniao devemos explicar e dar a conhecer as historias relecionadas com o dia dos namorados as criancas, devem fazer trabalhos com cartolinas, colagens, pinturas, plasticinas, etc para trocarem umas com as outras.

  21. Para muitas crianças, Dia dos Namorados primeiro torna-se importante no jardim de infância. Alguns professores incentivam as crianças a fazer e decorar cartões individuais para trocar entre colegas professores e dar a familia. É uma maneira de ensinar as crianças o valor do amor pelo proximo e criar grandes laços com a familia, uma vez que a familia também o recebe.
    Para além do papel que os professores fazem, nós pais temos que fazer a nossa parte, devemo-nos lembrar que, como pais, temos que transmitir bons valores aos nossos filhos através de nosso comportamento. Se comemorar Dia dos Namorados, trocando presentes caros, é provável que os nossos filhos vão querer fazer o mesmo, cabe a nós pais mostrar-lhes o melhor caminho .As crianças e os pais muitas vezes trocam cartões para realçar os fortes laços de amor. Nunca é cedo demais para ajudar as crianças a expressar o amor e a amizade de formas que transcendem o materialismo. Porque as crianças são pensadores concretos, é difícil para eles entender um conceito que não pode ser representado por objetos. Mas as crianças ao verem nós pais a darmos presentes de bondade, tempo, compaixão, respeito e consideração com as pessoas que nós amamos, não apenas nas datas comemorativas, mas durante todo o ano, elas vão aprender que “EU TE AMO” significa muito mais do que três palavras inscritas em um coração doce.
    No meu ver, tanto o dia dos amigos como dos namorados são importantes, não se consegue ter um namorado sem esse ser um amigo, os dois(namorados e amigos) estão sempre presentes em nossas vidas, fazem parte de nós, por isso devem ser lembrados todos os dias das nosss vidas, e não só nos dias escolhidos.

  22. Dia dos Namorados e o dia em que celebramos o Amor, Carinho e Amizade.Este dia deve de ser um dia especial para toda gente.Para as crianças entender melhor o significado desta dia podemos fazer diversos actividades postais,pinturas(ex :corações feitas com a imagem impressa das mãos das crianças)jogos e brincadeiras e falar sobre a lenda de São Valentim.
    Como todos sabemos as crianças adoram cantar.Com ajuda dos canções eles aprendem melhor e estão a divertir-se.
    Dia dos Namorados e um dia em que temos que de nos esquecer das problemas e passar o tempo com os filhos,pais,avo,amigos dar mimos e abraços,mostrar o amor que sentimos por eles.
    Este ano foi a primeira vez que festeje dia dos namorados com a minha filha que tem 8 meses e juntas fizemos uma surpresa ao pai.Pintamos as nossas mãos com tinta e imprimimos no papel e fizemos corações,diverti-me imenso e ela adoro sujar-se.

  23. O Dia dos Namorados é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Apesar de eu achar, que o dia dos namorados é todos os dias.
    O que significa para as crianças o Dia de são Valentim e quem será o “o namorado ” ou o ” Valentim” este ano?

    – O Dia dos namorados, significa festejar com uma pessoa especial que se gosta muito. O meu avô, é que me leva ao parque e ao cinema e me dá presentinhos quando eu vou visitá-lo, vai ser o meu namorado. (6 anos)

    – O Meu Valentim, vai ser a minha mãe, porque ela é sempre agradável comigo, e quando eu lhe pergunto se posso ajudá-la, ela diz sempre. E agora eu estou ajuda-la por três dias, porque o meu pai foi esquiar. (7 anos)

    – Eu adoro a minha avó e o meu avô. Adoro-os para sempre. O Dia dos Namorados significa muito para mim, especialmente para compartilhar o amor com a minha família. (8 anos)

    – Dia dos Namorados é um dia especial, porque eu recebo chocolates. Este ano o meu namorado vai ser o tio Marcelo, porque ele é um tio simpático. (6 anos)

    – Dia dos Namorados significa um menino e uma menina saindo por aí. Eu ainda não tenho nenhuma. (7 anos)

    – Eu quero que o meu Valentim seja uma pessoa que eu possa sair por muito tempo. Eu vejo-o sempre passar… mas, ele é um tonto, nem um olá me diz. Só espero que ele me peça para namorar com ele. (10 anos)

    – Os Meus Valentins são a minha mãe e o meu pai, porque eles cuidam de mim. Eles dão-me comida e água. (6 anos)

    – O Dia de São Valentim para mim significa amor, porque eu gosto de ver as pessoas felizes. Este é um dia para mostrar generosidade para com os outros. O Meu Valentim é o Jaime, por que ele é bom para mim. (10 anos)

    – O São Valentim significa ser feliz e dar a outras pessoas um cartão de Valentim. (8 anos)

  24. Caros alunos,

    Estou muito satisfeita com o Fórum/Blog deste mês, sobre o Dia de São Valentim!
    Obrigada a todos pelos vossos comentários, foram muito enriquecedores, cada um em particular. Apresentaram exemplos, experiências particulares e opiniões críticas.
    Mostram o vosso interesse e conhecimento sobre os temas apresentados, gostei muito.
    Todos cumpriram os objetivos propostos de refletir sobre esta temática do ponto de vista social e pessoal.

    Foi um bom Fórum!
    Obrigada.

  25. O dia do namorado portodas as pessoas que se amam entre amigos familia ja algum tempo que nao e so entre namorados o meu foi bem passado entre 3 amores que sao o meu compenheiro e os meus filhos.espero toda gente tenha vivido es um com tanto amor com eu.bj obrigado

  26. Fernanda Monteiro Thomé.educação infantil.
    CRIANÇAS E O DIA DOS NAMORADOS!
    O Dia dos Namorados, nos Estados Unidos, tem um sentido mais amplo, pois além de ser um dia para os enamorados, como no Brasil, é também um dia onde as pessoas expressam seu amor, seja romântico ou amizade. Tanto que é comum pais e filhos presentearem-se entre si, bem como a troca de mimos entre amigos.

    O Dia dos Namorados é o dia em que você revela que tem uma paixāo secreta.- Blog Criança é vida
    Já as crianças nas escolas criam e trocam “valentines” que sāo pequenos presentes ou cartões com tema de amor ou amizade, ou até mesmo balas ou chocolates em forma de coraçāo com os dizeres “Te Amo”, “Seja Meu Valentine”, “Gosto de Você” e etc. Assim, o Dia dos Namorados, para as crianças, é visto como uma celebração de amor e amizade

  27. História de São Valentim

    • Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.

    • Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás…

    • Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?

    • Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.

    • Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.

    • A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.

    • Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.

    • Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.

    • Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.

    • No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.

    • Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s