Fórum do mês de dezembro – Feliz Natal!

Sem TítuloNatal é tempo de presentes, presentes, presentes… e o Pai Natal, claro! Para as crianças, a quadra natalícia resume-se, praticamente, a estas duas coisas. Coisas importantes, sem dúvida, mas limitativas. Afinal, o Natal é muito mais do que isso e é fundamental que as crianças o percebam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra.

maxresdefault

As melhores memórias do Natal não se devem resumir à abertura dos presentes, afinal o Advento prolonga-se durante muito mais tempo e pode estar recheado de muitos momentos especiais para mais tarde recordar. Envolver as crianças nas preparações natalícias é uma excelente maneira de lhes incutir todo o espírito mágico desta quadra.

Family eating Christmas dinner

Este mês proponho-vos uma reflexão/debate sobre o tema Natal e as crianças, pesquise ou identifique tradições, atividades a desenvolver e dicas sobre os presentes para desfrutar ao máximo desta quadra em família.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando não deve exceder a pág. A4 e deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu NOME e CURSO para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Não se esqueçam que também poderão contribuir enviando um tema/texto por email para ser publicado e comentado pelos colegas.

Desejo-vos um FELIZ NATAL e um 2017 cheio de sonhos e concretizações pessoais e profissionais!

Anúncios

18 thoughts on “Fórum do mês de dezembro – Feliz Natal!

  1. Erika costa EL6139P Curso Educação Infantil e Puericultura .
    Nos tempo de hoje a magia do Natal já não se comparara com uns anos atrás ,o que era importante e reunir a família ver a missa do galo e comemos e felicitamos esta juntos com quem amamos e presentiar com uma prenda tirada no amigo secreto ,isso tudo praticamente foi perdido ,vemos arvóres cheias de prendas ,muito consumismos e pouco calor humanos ,pais a trabalhar ,ou mesmo em outro país por força das circustância ,a parte religiosa podemos dizer que são poucas ou poucos que falam e contam para seus filhos o verdadeiros espírito do natal .
    Cada família tem sua forma ou jeito de explicar o que e o natal ,na minha família que hoje se resumi em 3 pessoas uma pessoinha com 6 anos pois somos imigrantes e não podemos estar juntos com nosso familiares ,tentamos esta os três junto explicando para o nosso filho o espírito do natal e o mais importante ,estar junto de quem mais amamos .Trocamos prenda ,felicitamos .mas essa época e muito difícil ficar longe da nossa família ,para mim natal e confratenização, agradecimento a Deus por mas um ano ,e reunimos com nossa família .

  2. Mónica Vieira, Curso de Puericultura , EL6714R
    A quadra Natalícia para mim é sem dúvida a época mais bonita e mais importante do ano.
    Quando digo que é importante não me refiro á parte dos presentes mas sim ao convivio com a familia, ao afeto que podemos dar uns aos outros nestes dias tão especiais, porque natal é mesmo isso familia.
    Fui criada numa familia enorme, da parte dos avós paterna são 12 Filhos e dos maternos 6 filhos, logo sempre fui habituada a ter uma mesa grande na consoada, e a família as conversas as histórias de como eram os natais antigamente antes de eu ou os meus primos terem nascido, faz com que tudo seja ainda mais mágico.
    Acho que muitas das crianças e mesmo alguns adolescentes hoje em dia só esperam a hora de receber os presentes e esquecem-se da parte mais importante o amor da família, e a sorte que tem em ter uma, pois há muitas pessoas que este dia não significa nada para elas pois não passa de um dia como os outros em que passam sozinhos.
    Natal é todos os dias sim , mas temos que fazer deste dia diferente para as crianças nao esquecendo as tradições todas ate aquelas que se reúne a familia toda para abrir os presentes, para ir á missa do galo, e poder ter uma mesa cheia de doces ” como a minha”, passar a consoada junto á lareira a ouvir as historias dos avós dos tios, dos pais. é uma época mágica.

  3. O Natal para as crianças e bastante importante , as prendas e a vinda do Pai Natal a distribuir as prendinhas pela chaminé. As crianças ao crescer vão se relembrando destes dias importantes por todos as noites.Não será só por isso que vai fazer as melhores memórias, preciso de ter outros momentos memoráveis durante e com as famílias por ter a magia do Natal envolver as crianças a fazer as (rabanada,sonhos…) O Natal em ser a altura sonhadora das crianças ainda e um momento importante e não momentânea as crianças ficam com estas lembrança para o sua infância , crescem abrir os presentes .O Pai Natal vai continuar nos seus corações , até que estão sempre a pensar no Natal o ano todo. Ana constâncio educação infantil. EL6959R

  4. Andreia Veiga Puericultura e Educação Infantil EL7036S
    Olá colegas aqui por casa adoramos o Natal não pela parte religiosa pois não somos crentes mas sim pela lenda do Pai Natal o São Nicolau e é isso que transmito ao meu filho mais velho e depois irei passar ao mais novo. ” S. Nicolau tornou-se numa tradição em toda a Europa. É conhecido como figura lendária que distribui prendas na época do Natal. Originalmente, a festa de S. Nicolau era celebrada a 6 de Dezembro, com a entrega de presentes. Quando a tradição de S. Nicolau prevaleceu, apesar de ser retirada pela igreja católica do calendário oficial em 1969, ficou associado pelos cristãos ao dia de Natal (25 de Dezembro)” Tento ensinar ao meu filho de o Natal tem a ver com solidariedade e estar em família, o que já acontece todos os anos e em relação aos presentes, damos claro mas nada em demasia nem coisas caríssimas, damos valor a uma boa mesa de Natal e em especial estar de pijama toda a noite a beber chocolate quente e a ver filmes só nós. Ele adora e assim que chega á meia noite abre os seus embrulhos a sua felicidade nem é nas prendas em si mas nas caixas das mesmas. Mas já é um estilo de vida que levamos todo o ano pois somos simples, e somos solidários sempre que conseguimos. Para mim resume-se a isto..FAMILIA E SOLIDARIEDADE e claro comidas típicas. Boas festas colegas e boas entradas no ano de 2017 muita sorte para todos.

  5. Na minha opinião penso que as épocas festivas como o Natal e tantas outras apelam bastante ao consumismo e as pessoas , mesmo não tendo muitas possibilidades, sentem a “obrigação” ou o dever de seguir os padrões normais que essa data exige. Apela-se muito à solidariedade , ajudas para as instituições, quando pessoas carenciadas precisam de ajuda o ano inteiro. As famílias deviam-se reunir mais vezes durante o ano. Quanto às prendas, falo por mim, ofereço durante o ano inteiro consoante as necessidades da minha filha, da minha família. Sou contra o endividamento nestas alturas do ano. Pessoas precisam gerir melhor e ponderarem sobre a sua situação financeira para não passarem necessidades durante o resto do ano. As crianças se tiverem atenção, amor, e não lhes falta nada o ano inteiro são crianças felizes. Como se explica a uma criança que o Pai Natal selecciona as que recebem prendas e as que não recebem? Não receberam porque se portaram mal? As crianças têm que ter consciência que existem muitas outras que passam dificuldades e não podem receber nada , não porque o “Pai Natal” as selecciona, mas porque os pais não têm possibilidades. Podemos ver na televisão, mais propriamente nos canais infantis, que nesta altura do ano o tempo de antena que dão a publicidade de artigos infantis é uma brutalidade. Mais uma vez a apelarem ao consumismo. Eu faço questão que a minha filha saiba que para receber algo que queira tem que fazer por merecer. Não me sinto obrigada a dar-lhe nada nesta altura,apenas se for algo que necessita, nada mais. Bens materiais, e quando em excesso, são algo que não acrescentam nada à criança. Portanto, eu pessoalmente não tenho por hábito festejar o natal, opto por me juntar com a família e fazer tudo o que as pessoas têm por hábito fazer nesta data mas a qualquer altura do ano.
    Raquel Monteiro, Educação Infantil, Utilizador EL6786R

  6. Natal, um momento mágico para muitos mas triste para outros…
    Todas as crianças adoram o natal, decorar a árvore, pedir os seus desejos o pai natal, fazer os doces, fazer actividades, entre outras coisas…
    Mas o natal será assim para todos? Infelizmente não… Ha muita gente que passa o natal sozinho ou porque não tem família ou porque tão longe do seu país, outros não tem dinheiro sequer para fazer a ceia e outros que nem casa tem… Por isso venho aproveitar para fazer um apelo… uma prenda a menos na vossa árvore não vai fazer diferença mas secalhar um simples prato de comida para alguém que precise ou um cobertor a um sem abrigo já vai fazer a diferença em alguém neste natal…
    Porque o natal é isso dar sem pensar receber nada em troca… Feliz Natal para todos…
    Tânia Oliveira , educação infantil , utilizador n°EL7058S

  7. Oi! Na minha opinião, eu penso que o Natal já não é comemorado como a uns anos atrás. Antes as pessoas viam o Natal como algo alegre, tinham o “espírito natalício”, as ruas tinham os enfeites, como as luzes, árvores… e hoje em dia nem todas as ruas andam assim, na TV havia mais programação sobre o Natal, e claro, passar este e a consoada com a família q a pouco a pouco vão sendo menos. O Natal é interpretado como algo mágico ou encantado. Eu penso que deve continuar a ser visto assim, independentemente de como cada pessoa o celebra, para não dize,r q o Natal para as crianças é como um Mundo Encantado, q todos se alegram, derretem e dá gosto ver aquele brilhozinho nos olhos. Até havia mais por escrever, mas há algo q eu quero lembrar:
    Nesta época natalícia, existem pessoas q passam por dificuldade, não têm o q comer, nem onde dormir ou porque estão solitários. Essas pessoas deviam ser lembradas ou ajudadas com frequência e muitas são ajudadas, pq ainda existe boas pessoas q são generosas e boas instituições q fazem o q podem como o voluntariado. Por fim, quero desejar um Feliz Natal a todos os Professores e Colegas, q recebam sempre mto amor, para além dos presentes e fiquem com Deus 🙂

  8. Alguns símbolos que hoje temos no Natal são universais.
    Os presentes são uma característica simbólica do Natal e do Pai Natal.
    Não é possível pensar no Pai Natal sem pensar nos presentes. E essa é a única maneira de compreender a situação de festa para as crianças.
    Um presente é uma recompensa pelo bom comportamento da criança. Enquanto para os pais isso implica que a criança reconheça que se deve portar bem, a criança sabe que o Pai Natal não espera qualquer sentimento de gratidão. Assim pode aceitar presentes. A criança, assim, nunca rejeita os presentes do Pai Natal. O Pai Natal existe apenas para os pequeninos.
    Nenhuma criança acredita que o Pai Natal traz presentes para dar aos pais.
    Por isso as crianças vivem com alegria a festa do Natal e acreditam no Pai Natal como um momento de felicidade pessoal que por seu lado levam a que cresçam e sejam adultos com sentimentos antigos de felicidade e enriquecedores que serão benéficos para sua vida e para quando elas próprias também forem pais e mães.
    À medida que a criança cresce, ela saberá quando o Pai Natal vai deixar de ter importância para ela. Cristina Marvanejo, puericultura.

  9. O Natal é mágico, tenho ótimas lembranças de todos os meus natais em criança e assim quero que continue…a dar boas lembranças para o meu filho, ele ainda é pequeno (1 ano e meio) mas já lhe mostro o valor que o natal tem. Para o próximo ano já poderemos fazer mais atividades juntos.
    Claro que abrir presentes no natal é um momento especial para as crianças, mas natal não é apenas isso, concordo plenamente. A nós, no seio de cada família demonstrar isso, porque se uma criança só vê prendas no natal, por vezes foi simplesmente porque a família assim o habituou.
    Eu pessoalmente vou ensinar ao meu filho a valorizar o momento, a família, dar e receber amor. Sim vai receber presentes, mas não em demasia, nem o que não precisa minimamente. Quero que ele acredite no Pai Natal (até certa idade, pois deixará de acreditar um dia), Muitas mais atividades se pode fazer com as crianças para os manter na magia desta quadra e lhes mostrar que natal é mais do que presentes.
    Torna-los nossos ajudantes nas preparações do natal, como decorar a casa, fazer a árvore de natal, o presépio, a carta para o pai natal (ou mesmo os postais a familiares), ter um calendário do advento, contar histórias de natal, ouvir músicas de natal (o meu filho adora). Tudo isso ajuda a criança a manter-se dentro do espírito de natal, a viver a magia. Porque natal é um sentimento, é amor, é bondade e generosidade, a nós de fazer com que as crianças assim o percebam. E assim vão recordar e viver ano após ano o verdadeiro espírito do natal.

    Stephanie Lopes – Curso de Puericultura

  10. O Natal é uma época mágica para as crianças. Nesta altura, as crianças portam-se bem (na generalidade) para receberem as prendas que o Pai Natal tem reservadas para elas.
    Noto nas crianças, onde trabalho, que têm melhores comportamentos nesta altura do que no resto do ano. Na minha opinião, como adultos, devemos ensinar as crianças a respeitarem os adultos e as outras crianças todo o ano e não só nesta época. Devemos também incutir-lhes o respeito mútuo, a generosidade e simpatia. Coisa que as crianças onde trabalho não têm.
    Como podemos incutir estes valores se não têm educação parental para tal?

    EL6948

    Cláudia Silva- Curso de Educação Infantil

  11. o natal e uma altura do ano mágica para as crianças pois estas andam ansiosas para receber presentes, mas o natal não e só os presentes nem o pai natal, o natal tem historia e o nascimento do menino jesus e o acolhimento de famílias, estar com os nossos e mostrar esse pensamento para os mais pequenos, explicar o que e o natal, a missa do galo, o facto de comer bacalhau na consoada, tudo tem significado e historia.
    o natal serve para estar em família, para trocarmos sim uma ou outra prenda, aproveitar todos juntos e fazer jogos e brincadeiras de natal.
    quanto ao facto dos presentes acho que e muito consumismo nesta altura parece quase uma obrigação dar presentes, à pessoas até que fazem dividas por causa de darem presentes, mas todo o ano e altura de dar presentes e quando mais as pessoas necessitam, tanta gente que morre a fome ou que não teem dinheiro para comprar roupa para se poderem andar agasalhados com o frio, e bom lembrarmos-nos que o natal também é ajuda aos outros e não só no natal mas sim todo o ano, se todos ajudarmos uns aos outros quando mais precisamos não custa nada e não estou so a falar de dinheiro estou a falar também de carinho, afecto, uma palavra amiga….
    quanto as crianças devemos mostrar-lhes o que é o respeito, a bondade, o afecto, e não só na altura do natal para se portarem bem “porque senão o pai natal não vem e não trás prendas”, mas sim durante todo ano e mostrar que não são as prendas que fazem das pessoas melhores ou piores por darem prendas mas sim por estarem presentes, por ter família coisa que outras crianças não tem.
    o natal e sem duvida reflexão, entre ajuda, muita paz e amor para com os outros.

    Carina Carreira, educação infantil, EL6960R

  12. O Natal é a época de Festa , para os Cristaõs celebra se o Nascimento do Menino Jesus. É um momento do ano que a generosidade , o amor e carinho se faz sentir com muita intensidade entre familiares e amigos. É um momento em que as crianças esperam receber um presentinho dos pais e familiares ou mesmo entre colegas da escolinha.
    Na minha opinião, acho muito importante ensinar as crianças o sentido do amor ao próximo , ensinar a viver em solidariedade com os outros e sobre tudo saber dar e receber, ensinar o valor da confraternização , troca de amor e carinho para com o próximo e a importãncia de prestar atenção aos sentimentos e dores dos outros.
    Embora nos últimos tempos, o que tem se verificado é uma euforia desmidida de gastos excessvos que a certo ponto , deixa de ter aquele verdadeiro sentido de amor, razao pela qual , os pais e encaregados de educação são chamados a prestar atenção nesses exageros, mostrando a criança que nao é o valor do objecto que dá ou recebe que demostra o verdadeiro amor, mas sim ,o simples gesto de oferecer um carinho , um abraco, signifique muito para quem recebe.
    Continuação de festas Felizes e um ano novo de 2017 próspero
    Isabel Tembe Chissano
    Curso de Educacao Infantil
    1015ESTEL

  13. O Natal perdeu a magia que tinha a uns anos atrás. Lembro-me que o Natal era família, alegria, comida e muita paz. Agora vejo o Natal como uma época de consumismo, onde as crianças dão mais valor aos presentes que querem receber (e estes se forem do seu agrado, porque caso não seja não darão valor nenhum a quem o deu) do que propriamente a festa que é em si.
    Cabe nos a nós pais voltar a incutir o espírito de festa nas crianças e ensinar que não são os presentes o mais importante desta época e sim a família, generosidade, amor, ajudar o próximo.
    Elisabete Valente, aluna de Puericultura e Educação Infantil
    EL7097

  14. A época do Natal sempre foi e sempre será mágica, não tanto para os adultos de hoje em dia, mas sim em especial para as crianças.
    Digo isto porque, sem dúvida alguma, é uma época em que queremos os entes queridos e amigos próximos reunidos, alegres, criando bons momentos e sobretudo memórias que guardaremos para sempre nas nossas mentes.
    Não só as crianças adoram estar entre família pois são acarinhados de tal forma pela mesma que adoram a atenção e tempo investido nelas, como são surpreendidas pela magia que existe em redor do Pai Natal, tudo graças à imaginação e “esperteza” dos pais para recriar cenários e situações que apenas as crianças poderiam entender. Só a expressão de surpresa e satisfação no rosto delas, já vale por si só para descrever como o Natal pode e deve ser sentido por cada um de nós.
    As crianças podem e devem praticar desde novas a capacidade de dar e receber; não necessita de ser só nesta época mas durante todo o ano e durante o resto da sua vida, pois não existe sentimento melhor do que ver o sorriso sincero no rosto de uma criança que acaba de receber um presente, um abraço ou até de ver um rosto de um familiar que já não vê à muito tempo.

  15. A época natalícia é vivida com grande euforia pelas crianças e, em muitas situações, resume-se praticamente aos presentes e ao Pai Natal.

    Mas o Natal é muito mais do que isso, e é importante que as crianças o entendam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra natalícia. A escola é um espaço privilegiado no envolvimento da criança neste espírito natalício, promovendo a interiorização de valores e o renascimento de velhas tradições.
    Maria costa puericultura EL6352P

  16. Natal é uma época mágica principalmente para as crianças.Desde a magia da carta ao pai natal,da espera pela chegada do velhinho, da alegria e sorrisos das pessoas,do reencontro de familiares mais distantes,tudo é mágico.Creio que ainda naõ se perdeu o espirito natalicio pois a familia e as escolas ainda falam as crianças do menino jesus da sua historia assim como acho que enquanto eles poderem acreditar no pai natal,tudo vale.Depois as histórias contadas na mesa pelos mais velhos no dia de natal,tudo é lindo.

  17. Encerramento do Fórum.

    Caros alunos e alunas,
    Gostei muito das vossas participações no Fórum/Blog deste mês.
    Os vossos comentários, foram muito enriquecedores, ponderados e devidamente fundamentados, especiais, cada um em particular. Apresentaram exemplos, críticas, e opiniões pertinentes. Mostram o vosso interesse e conhecimento sobre o tema apresentado.
    Todos cumpriram os objetivos propostos de refletir sobre esta temática do âmbito do nosso curso.
    Gostaria de relembrar que o fórum está aberto à participação dos alunos, não só nos comentários, como também na elaboração de artigos ou escolha de temas. Fico a aguardar a vossa contribuição.

  18. O natal é uma época muito importante para as crianças é uma época muito feliz a família toda unida, as crianças a receberem os presentes que é uma coisa que eles adoram muito e claro com muita alegria paz e amor. O natal também é um momento mágico para muitos mas também tristes para outros…
    Mas infelizmente há muitaspessoas que passam o natal sozinho que não tem família ou está longe do país e outros que nem casa tem. Porque o natal é isso dar sem pensar e não esperar nada em troca.
    Carla Vasconcelos curso educação infantil e puericultura. EL5503K

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s