Fórum do mês de abril – a importância do trabalho em equipa

2

Trabalho em equipa é um esforço coletivo para resolver um problema.

“Define-se como um grupo de pessoas que têm um objectivo comum que seja motivador e válido e que necessite da energia que todos os membros disponibilizam”.

Todas as atividades profissionais feitas com trabalho humano necessitam que sejam feitas com dedicação. O trabalho em equipa é fundamental para que qualquer tarefa seja realizada com determinação e dedicação.

O trabalho em equipa significa agrupar um conjunto de pessoas e desenvolver determinadas ações que visam um só propósito, um só objetivo.

Todos dentro da equipa são responsáveis pelas atividades exercidas. Portanto cada membro é responsável pelo sucesso de uma tarefa bem feita, ou pelo fracasso de uma tarefa mal sucedida.

Equipa é um grupo específico que…

Tem uma determinada orientação para uma tarefa concreta;

Partilha linguagem e objectivos comuns;

Possuiu capacidade de motivação;

Tem uma divisão de papéis, mas integra em cada profissional as competências de outros;

Assume a cooperação entre os vários elementos no sentido de operacionalizar, rentabilizar e utilizar de forma efectiva as competências individuais;

Possuiu uma determinada liderança;

Possuiu coesão entre os vários elementos.

É a partir das interacções e da comunicação que cada equipa constrói que se estabelecem os limites e a entidade da mesma.

processo-de-comunicac3a7c3a3o1

processo-comunicac3a7c3a3o-21

Na vida temos que enfrentar muitas adversidades, mas quando nos juntamos ao outro a coragem aumenta, o nosso potencial duplica e os nossos objetivos  são mais facilmente atingidos

Fatores de sucesso de uma equipa

Estabeleçam e identifiquem, de modo claro, objectivos colectivos;

Definam compromissos e negoceiem regras de modo a estabelecerem-se os limites da acção individual e colectiva;

Facilitem, a cada um dos técnicos, o ajustamento entre os papéis e as funções dos diversos técnicos;

Facilitem a partilha de informação, entre serviços e entre as equipas de intervenção;

Monitorizem a dinâmica de grupo identificando forças e fraquezas e tendo presente os resultados obtidos no desenvolvimento da tarefa;

Supervisionem as equipas procedendo aos necessários feed-backs individuais e colectivos;

Fomentem a valorização e o apoio da equipa por parte de todos os agentes da comunidade;

Promovam a formação dos profissionais das equipas sempre que possível conjuntamente com técnicos de outros serviços;

Facilitem o desenvolvimento de competências que permitam promover o trabalho em equipa e a auto-formação;

Facilitem e promovam a comunicação tanto na sua perspectiva lateral como vertical;

DICA = Estamos todos no mesmo barco!

Experimente acolher em vez de julgar, perdoar em vez de acusar e compreender as atitudes dos outros em vez de se vingar!

É difícil, sem dúvida! Mas é possível e extremamente gratificante.

A vida fica mais leve, o caminho fica mais fácil e a recompensa muito mais valiosa.

A EQUIPA FAZ A FORÇA!

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Anúncios

24 thoughts on “Fórum do mês de abril – a importância do trabalho em equipa

  1. EL7072S tania

    Relacionar com os outros e de sermos aceites por eles seem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.

    Na educačao infantil é um trabalho em equipa em algumas actividades assume um papel importante Na formaçao integral da criança.
    Trabalhando em equipa o estudante exercita uma serie de habilidades.

    Trabalhando em grupo pode se observar o quanto as crianças aprendem a ouvir e respeitar a opiniao dos outros.

    1. Nisso tens razão trabalhando em grupo pode se observar o quanto as crianças aprendem a ouvir os seus educadores e a respeitar a opinião dos outros colegas de turma.

      1. O trabalho em equipa é muito importante, é um esforço colectivo para desempenhar ou concretizar uma determinada tarefa, também é uma boa ferramenta de comunicar e interagir uns com os outros a comunicação e as opiniões dos outros. É fundamental também para nós enquanto pessoas, crescemos e aprendemos uns com outros, trabalhar em equipa, aceitar a ajuda dos outros e saber ajuda. É importante na vida de qualquer pessoa/criança.
        Carina Carreira, Educação Infantil – EL6960R

  2. Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo essa parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.

    Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.

  3. Erika costa Curso Puericultura EL6139P
    Trabalho em equipa temos que ter todos um objectivo e sucesso temos que compartilhar ,darmos ,não e fácil pois sempre há um que que encostar no outro e não se dedicar o quanto que e preciso mais por isso que chama-se equipa para falos em grupo e individualmente .
    Para que nosso trabalho com as crianças seja motivador ,práticos ,objectivos ,transparente, etc temos que formar uma equipa com todos esse predicados e juntos desenvolver cada um sua parte para que o trabalho seja feito e realizado com a equipa satisfeita e seja prazeroso como para nós e principalmente para os pequenotes .

  4. O Trabalho em Equipa é fundamental na vida de qualquer pessoa e especialmente a nível profissional.
    Uma equipa pode ser descrita como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam à realização de uma determinada tarefa ou para atingir um objetivo comum para todos, mas para que uma equipa funcione é a meu ver, necessário um ingrediente fundamental e muitas vezes escasso, o tempo. Tempo para que se ajustem às diferenças individuais, para que se estimule uma visão partilhada e uma organização interna: papéis, objetivos, perceções individuais, relações interpessoais, graus de autonomia, etc..
    Existem alguns fatores que determinam uma equipa ser funcional, entre eles, a partilha de objetivos; um planeamento e organização; uma liderança eficaz; uma integração e envolvimento de todos os membros; uma interdependência entre os membros; uma auto-estima individual; uma comunicação aberta e assertiva; uma confiança mútua; respeito pelas diferenças individuais e uma resolução construtiva de conflitos.
    No meu entender, são quatro os princípios básicos que devem ser seguidos para que se crie uma equipa de sucesso: a união, a disciplina, o trabalho e o profissionalismo, pois o trabalho em equipa deverá ser considerado não só como uma possibilidade de troca de ideias, de adquirir
    conhecimentos e de fazer amizades, ajudando o indivíduo a crescer enquanto profissional, mas também
    enquanto pessoa. E como refere Henry Ford: “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

    Na educação infantil, em especial nos primeiros passos, trabalhar em equipe significa também, priorizar para o que de mais importante se apresenta no educador, ou seja, a certeza de que, ao realizar tarefas em equipe visando sempre o melhor para as crianças, estão contribuindo assim, de forma harmoniosa, alegre e inteligente na formação de pensadores e futuros lideres deste País.

    (esta é uma curta metragem animada de como trabalhar em equipa)

  5. O trabalho em equipa é fundamental e está directa ou indirectamente presente no nosso dia a dia, no trabalho e até mesmo em casa.. é importante que haja respeito pelas opiniões dos outros, que haja comunicação e interacção. Dividir tarefas, das quais uns são melhores que outros, para que se torne mais fácil e o resultado seja motivador para todos e claro, positivo. Em casa, no trabalho, na escola, tudo se torna num desafio, onde trabalhamos todos para o mesmo. Devemos ensinar as crianças a trabalhar em equipa e a respeitar a opinião dos outros, porque é a base de uma vida feliz e compensadora. Na vida não somos nada sozinhos, precisamos do apoio uns dos outros para crescermos e vencermos.

    Cátia Cancelinha
    Educação Infantil
    EL7393S

  6. Trabalhar em equipa é um momento de troca de palavras para que os educadores possam construir atividades em que a criança tenha a capacidade de aprender. Hoje em dia o trabalho em equipa ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual,e por vezes é perciso ter paciência fazer trabalho em equipa porque nem sempre é fácil entrar num acordo diante a opinião difirente dos outros . Mas com esforço e vontade todos chegam a um acordo e será tudo mais fácil.

  7. Trabalhar em equipa é fundamental para toda a vida, porque nós não somos nada sem os outros e os outros sem nós, quer seja a nivel profissional como pessoal.
    Deve se colocar as crianças logo de pequenas a trabalhar em equipa para que estas aprendam a saber o seu lugar, a partilhar, a aceitar as opiniões diferentes , a socializar, etc.
    Não somos nada sozinhos e para tal devemos procurar apoio e apoiar os outros também. 😊
    Tânia Oliveira Educação infantil EL7058S

  8. Mónica curso puericultura EL6714R
    O trabalho em equipa é muito importante apesar de haver pessoas que prefiram trabalhar individualmente. Eu particularmente gosto mais dum trabalho em equipa, surgem muitas ideias diferentes com estas ideias o trabalho fica mais “rico” em termos de ideias diferentes e de todos os pontos de vista.
    No trabalho em equipa é importante que todos ouçam as ideias um dos outros e as aceitem, se não concordar devemos dar a nossa opinião explicando a nossa.
    Num trabalho em equipa tem que haver respeito pelo trabalho dos outros e todos devemos cooperar uns com os outros para que o trabalho seja bom para cada elemento da equipa.

  9. A impotância do trabalho em Equipe

    O trabalho em equipa é a cooperação entre um conjunto de pessoas com o mesmo propósito e objectivo, pressupõe dedicação e esforço de todos os membros para levar acabo determinada tarefa, todos os membros devem ser responsáveis pelas actividades exercidas, afim de juntos alcançarem o sucesso.
    A grande importância do trabalho em Equipa vigora no facto de rentabilizar competência individuais e permitir a partilha de conhecimento e experiências entre membros , pois cada indivíduo possui suas competências e cooperam-na para a realização de determinada tarefa e para isso é necessário que exista aceitação das ideias dos outros e respeito entre os membros e ajuda mutua, assim sendo, é necessário que todos tenham a mesma meta e disponibilizem tempo, pois o trabalho em equipa exige esforço colectivo, é necessário que todos lutem para dar certo, e se responsabilizem pelo sucesso ou pelo fracasso.
    O mesmo permite-nos aumentar a nossa coragem, porque quando nos juntamos aos outros, somos mais forte , o nosso potencial duplica e os objectivos são facilmente atingido.
    No entanto é necessário que haja liderança e coesão entre os vários elementos assim como a coercibilidade na distribuição das tarefas, sendo a comunicação imprescindível para a realização de qualquer tarefa pois é necessário feed back entre os membros e para isso a linguagem tem de ser clara e compreensível para todos.
    Finalmente registe-se que para o trabalho em equipe dar certo é necessário, Definir objectivos claros e calendarizá-lo, Assim como aceitação entre os membros , comunicação,Partilha e responsabilizarem-se pelo fracasso e pelo sucesso e uma distribuição coerente das tarefas.

    Francisca Luciano
    Educação Infantil
    EL6739R

  10. Trabalhar em equipa é algo todas as pessoas devem saber fazer, porque em todas as profissões é bom saber trabalhar em equipa.
    E devemos amostrar às crianças que trabalhar em equipa é algo bom e que precisa disso diariamente. E isso faz com que as crianças aprendam melhor e elas sentem se bem em estar num ambiente onde todas as pessoas se juntam para as ajudar.
    Lúcia Soares
    Educação infantil
    EL7380S

  11. Uma das formas que mais tem contribuído para desenvolvimento dos processos em organizações é o trabalho em equipe.
    Sabemos que as transformações sociais, desencadearam mudanças em que o conceito de competências foi alterado, hoje ser competente não significa apenas ter conhecimento técnico exigido pela profissão, devemos ter também autonomia para dar solução aos diferentes problemas que o dia dia de trabalho se nos apresenta. Portanto a participação activa no ambiente de trabalho tomando decisões e assumir responsabilidade com base num trabalho em equipe.
    Conforme “Peter” no trabalho em equipe a medida que as organizações se envolvem com o movimento de qualidade, descobrem as vantagens de ter pessoas de todos os níveis a trabalhar juntas num mesmo grupo. Este considera que uma mesma pessoa usando práticas modernas que melhoram a qualidade pode fazer uma grande diferença numa organização; porém uma única pessoa possui raramente possuí conhecimento ou experiência para compreender tudo o que está envolvido em um determinado processo.

    Sandra Magueijo
    Educ. Infantil
    EL2044BM

  12. Nem sempre e fácil trabalhar em equipa . Por vezes os conflitos de opinião ou a incapacidade de partilhar ideias podem diminuir o desempenho do grupo. Mas também existem muitos pontos positivos tais como permitir que lidemos com novos desafios,contribui para uma maior eficácia de organização .Distribui a responsabilidade por todos os membros da equipa . Fomenta o espírito da ente-ajuda porque acabam por se gerar relações de confiança,flexibilidade e desenvolvimento de objectivos e expectativas. Também mais motivação para atingir as metas. maior rapidez, produtividade e eficácia e também aprender a lidar com as criticas .
    O trabalho em equipa na vida de qualquer estudante e qualquer profissional é fundamental .
    Para que uma equipa funcione é necessário um ingrediente fundamental e muitas vezes escasso “o tempo “. Tempo para que se ajustem as diferenças individuais, se fomente uma visão partilhada e uma organização interna .

    ANA CARVALHO
    EDUCAÇÃO INFANTIL
    EL7501T

  13. A prática do trabalho em equipa é extremamente vantajoso para os objectivos pretendidos. A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. Para fazer um trabalho em equipe é preciso ter paciência, uma vez que nem sempre é fácil entrar num acordo diante de opiniões diferentes. Saber dividir tarefas é essencial para o bom funcionamento do serviço, compartilhar informações e responsabilidades está directamente ligado ao sucesso do trabalho, desse modo, cada integrante do grupo deve saber dar o melhor de si e ao mesmo tempo ajudar aos outros.
    Raquel Monteiro, Puericultura, EL6786R

  14. Uma equipa é como se fosse um corpo todo, e cada membro representa assim um membro deste corpo, e cada função executada é em prol de um objetivo comum.Isso implica que o sucesso alcançado por cada membro influi no resultado final de modo global, implica assim que temos de ser todos por um pra alcançarmos o sucesso pretendido.Se no meio de um desenvolvimento de uma equipa nota-se que há alguma fraqueza por parte de um membro, há que haver um envolvimento de outros membros pra ajudar este membro , pra que se alcance um final bem sucedido.E falando numa instituição para crianças estamos a falar que o final trata-se de crianças bem sucedidas no seu dia-a-dia, superação dos seus desafios .È muito importante a pessoa que lidera uma equipa, saber conduzir com envolvimento, dedicação e acima de tudo com os seus proprios exemplos, suas atitudes.Esse será o indicativo mais importante que vai influenciar os restantes membros de uma equipa e por aí percebe-se como será o resultado final.Na nossa vida somos regularmente testados em varios aspectos e uma coisa é certa, sozinhos não conseguimos alcançar o sucesso, mas em equipa temos muitas hipoteses de conseguir.

  15. Olá a todos!
    Ter um bom relacionamento com os colegas não é só bom, como benéfico no posto de trabalho, seja qual for a profissão de cada um. Os vídeos são um bom exemplo disso, (boa escolha) pois, passa a mensagem do ” trabalho em espírito de equipa” . Engraçado, que lendo o resumo lembrei-me do Curso de Empregado Comercial que fiz porque também dei a matéria dos processos de comunicação e, sem dúvida, se a mensagem não chegar corretamente até ao receptor, pode gerar conflitos e o feedback será negativo. Por vezes, este conceito de bom relacionamento com colegas é dificultado por alguns, pois existe o conflito entre colegas, a desorganização…. mas, se todos nós nos esforçarmos, respeitarmos, assumirmos responsabilidades e aceitarmos cada personalidade, o ambiente no geral, vai ser melhor e sempre vamos aprendendo. No futuro, como pretendo trabalhar com crianças, tenho que ser o “exemplo” 🙂

  16. O trabalho em equipa é muito importante, é um esforço colectivo para desempenhar ou concretizar uma determinada tarefa, também é uma boa ferramenta de comunicar e interagir uns com os outros a comunicação e as opiniões dos outros. É fundamental também para nós enquanto pessoas, crescemos e aprendemos uns com outros, trabalhar em equipa, aceitar a ajuda dos outros e saber ajuda. É importante na vida de qualquer pessoa/criança.
    Carina Carreira, Educação Infantil – EL6960R

  17. Trabalhar em equipa é ter várias pessoas diferentes a lutar por um objetivo igual e comum. Por isso, e para que o trabalho tenha bons resultados, é fundamental que cada um dos membros da equipa dê o seu melhor.

    O resultado final depende do esforço individual de cada um, mas também do incentivo que uns dão a outros. Por isso quando achamos que um colega não está a dar o máximo pela equipa devemos motivar essa pessoa, ajudar e orientar, pois só assim o esforço de todos não será prejudicado.

    Da mesma forma que vivemos profissionalmente, onde cada um tem uma função complementar a outra, onde juntas concluem a proposta final da empresa. Para além de unir diversas opiniões que certamente enriquecem profundamente nosso dia a dia profissional, trabalhar em equipa dá a oportunidade de conhecer novas pessoas, ampliar o nosso conhecimento e principalmente expandir o nosso olhar para a vida.

    Concordando ou não com um colega, toda opinião é bem vinda e extremamente relevante, não podemos nunca esquecer que somos todos diferentes e ouvir as diversas visões sobre o problema é a melhor maneira de resolvê-lo.

    Educação Infantil, EL5912P

  18. Ao lado da família e também na escola, as crianças desenvolvem habilidades e constroem valores que os acompanharão para toda a vida. Durante essa fase algumas actividades que farão parte do dia-a-dia dos alunos, como trabalho em equipa assumem um papel importante na formação integral das crianças. As crianças têm a oportunidade de expressar suas opiniões e aprenderem a ouvir e a respeitar a opinião dos colegas. O trabalho em equipa é um grande aliado na formação integral do aluno, pois ajuda activamente no desenvolvimento de habilidades e interiorização de valores. Sendo assim, na escola e também em casa, nas pequenas situações diárias,é necessário integrar a criança em acções em grupo e estimular e compartilhar ideias e actividades.

    Cristina Marvanejo, puericultura

  19. Encerramento do Fórum.
    Caros alunos e alunas,
    Gostei muito das vossas participações no Fórum/Blog deste mês.
    Os vossos comentários, foram muito enriquecedores, ponderados e devidamente fundamentados, especiais, cada um em particular.
    Apresentaram exemplos, críticas, e opiniões pertinentes. Mostram o vosso interesse e conhecimento sobre o tema apresentado. Gostei muito do video apresentado.
    Todos cumpriram os objetivos propostos de refletir sobre esta temática.
    Gostaria de relembrar que o fórum está aberto à participação dos alunos, não só nos comentários, como também na elaboração de artigos ou escolha de temas. Fico a aguardar a vossa contribuição. Se estiverem interessados podem enviar-me um email com o texto que gostariam de ver publicado.

  20. Ana Marques EL7440S Cursos Puericultura
    Eu gosto do trabalho em equipe,ajuda nos a socializar, é um meio de adquirir novas forte e métodos de trabalho. Sendo uma equipe a produtividade é maior assim como a rapidez na realização das tarefas. O que acaba por gerar, muitas vezes, relações de flexibilidade e confiança entre as pessoas, bem como o espírito de entre ajuda.
    O trabalho de equipa não é pra todos, nem sempre as pessoas se adaptam ao grupo ou as tarefas. Por vezes a discórdia de opiniões a falta de diálogo sobre o tema podem prejudicadar a realização da tarefa.

  21. Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
    Em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes e em equipe é união e amizade, um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual.

    Carla Veiga
    EL7050S
    Curso Educção Infantil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s