Fórum do mês de agosto – Sono e aprendizagem

creche-aliadas

“O sono desempenha um papel importante em todas as fases da nossa vida, desde o período em que estivémos aconchegados no útero da nossa mãe, passando pelas fase de crescimento e desenvolvimento intensos da infância ou de turbulência da adolescência até à vida agitada da idade adulta e às rugas e cabelos brancos da 3ª idade.

Esta importância deve-se à multiplicidade das suas funções, entre as quais se salientam a conservação de energia, o restabelecimento dos vários sistemas orgânicos, a regulação da temperatura corporal e da imunidade, e sobretudo a promoção de funções cognitivas. Cada uma das funções tem a sua base, essencialmente, numa das fases do sono. Este distribui-se ao longo da noite em vários ciclos, cada um destes constituído por um período de sono NREM e outro de sono REM (Rapid Eye Movements).

O sono NREM ajuda-nos a recuperar as energias e é nesta fase que se produz a hormona de crescimento. Durante o   sono REM, para além de sonharmos, arrumamos as ideias, sedimentamos os conhecimentos adquiridos e ficamos com “espaço”para pensar e nos abstrairmos de forma mais fluida no dia seguinte.

Durante a infância, período de intenso crescimento e maturação do sistema nervoso central, a sequência adequada e a duração das fases do sono desempenham um papel essencial na aquisição das funções cognitivas. Recentemente, numerosos estudos se têm debruçado sobre a relação entre o sono e a capacidade de aprender, demonstrando que a capacidade de memorização e de abstracção, a criatividade e fluência verbais são prejudicadas pela redução e qualidade do tempo de sono. A investigação também sugere que o compromisso infligido pelo défice de sono é tanto maior e mais prolongado quanto mais jovem fôr a criança.

As razões para que a criança ou adolescente não tenha um sono na quantidade e/ou com a qualidade necessárias à sua idade são várias e habitualmente vão-se somando à medida que aumenta a idade da criança, indo desde a sobrecarga de trabalho escolar ou actividades extracurriculares, excesso de tempo dedicado aos equipamentos eletrónicos até à pouca organização dos horários familiares. Na adolescência, a estes factores acresce a tendência natural para o atraso do período de sono, isto é, da hora de ir para a cama (mais tarde) e de acordar (mais tarde). Como as obrigações escolares obrigam a que o adolescente não se possa levantar mais tarde durante a semana e a compensação do tempo de sono efectuada ao fim de semana nem sempre é suficiente, o jovem fica em privação crónica de sono.

Este défice de sono pode traduzir-se por dificuldades de concentração e aprendizagem, problemas de comportamento, cansaço e instabilidade emocional; nas crianças mais novas o comportamento hiperactivo e nas velhas, a sonolência, a agressividade e tendência para o risco são frequentes. Se estes sinais não são reconhecidos e valorizados pelos pais como secundários ao sono em falta e não fôr tomada alguma medida, o problema poderá tornar-se persistente.

Este problema tem sido objecto de múltiplos trabalhos e como exemplo refere-se um estudo efectuado, nos Estados Unidos em 2014, a mais de um milhar de crianças e jovens dos 6 aos 17 anos. Neste estudo verificou-se que:

56% dos adolescentes dos 15 aos17 anos dormia 7 ou menos horas por noite,

23% das crianças dos 6 aos 11 anos dormia apenas 8 horas por noite,

 72% das crianças tinha, pelo menos, 1 equipamento electrónico no quarto e 27% tinham de 3 a 5,

e que algumas das consequências eram:

as crianças que têm equipamento electrónico no quarto dormem cerca de 0,8 horas a menos por noite,

a manutenção de equipamento ligado após a hora de deitar diminui a duração do sono,

as crianças que têm regras quanto à hora de deitar dormem em média cerca de 1,1 horas a mais do que as que não têm,

81% das crianças têm muito ou algum impacto da insuficiência de sono no desempenho escolar.

Consulte, no esquema da National Sleep Foundation de 2015, o tempo de sono mais adequado.”

Idade Tempo Recomendado
0-3 meses 14 a 17 horas
4-11 meses 12 a 15 horas
1-2 anos 11 a 14 horas
3-5 anos 10 a 13 horas
6-13 anos 9 a 11 horas
14-17 anos 8 a 10 horas
18-25 anos 7 a 9 horas

Maria Helena Estêvão, Pediatra com Competência em Medicina do Sono

Artigo retirado da página da Associação Portuguesa de Sono

 

Reflita sobre o assunto e se desejar recorra a exemplos de situações concretas para ilustrar a sua opinião.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando não deve exceder a pág. A4 e deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta  20% para a avaliação da Unidade.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

 

25 opiniões sobre “Fórum do mês de agosto – Sono e aprendizagem

  1. Curso Educação Infantil
    Maria João
    EL6923R

    Como todos nós sabemos, o sono é um factor muito importante nas nossas vidas em todas as faixas etárias.
    Esta importância deve-se à multiplicidade das suas funções, entre as quais se salientam a conservação de energia, o restabelecimento dos vários sistemas orgânicos, a regulação da temperatura corporal e da imunidade, e sobretudo a promoção de funções cognitivas. Cada uma das funções tem a sua base, essencialmente, numa das fases do sono.
    O sono NREM ajuda-nos a recuperar as energias e é nesta fase que se produz a hormona de crescimento. Durante o sono REM, para além de sonharmos, arrumamos as ideias, sedimentamos os conhecimentos adquiridos e ficamos com “espaço”para pensar e nos abstrairmos de forma mais fluída no dia seguinte.
    Hoje em dia há cada vez mais crianças e adolescentes com distúrbios de sono devidos a inumeroso factores, um deles são as tv´s nos quantos, pc´s e tablets, muitas vezes os país pensam que os filhos estão a dormir mas no entanto passam varias horas da noite envolvidos com equipamentos.

  2. EL7072S
    tania
    Educação infantil

    Sono e aprendizagem

    As crianças e os adolescentes necessitam de pelo menos 9 horas diárias de sono,os adultos precisam de aproximadamente 8 horas, mas estudos comprovam que a carga hóraria de sono pode varias de individuo para individuo.

    As crianças precisam mais tempo de sono.

    O processo de aprendizagem pode ser compreendido nas seguintes esferas a primeira durante a prática, a segunda durante as horas iniciais de sono e a terceira e a última durante o estágio final de sono.

    Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados.É durante o sono que aprendem a falar, engatinhar,pegar,caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.

  3. Educação infantil
    Inês Machado
    EL7679T

    Sono e Aprendizagem

    O sono é muito importante no desenvolvimento da aprendizagem. Uma noite bem dormida faz com que o cérebro continue ativo atualizando os dados processados durante o dia, eliminando o que foi aprendido desnecessariamente e reforçando o que foi aprendido durante o dia. O nosso cérebro atua como uma máquina, pois podemos compará-lo a um computador que atualiza as informações registradas, deleta os arquivos com vírus, e assim também funciona o nosso cérebro.
    O sono ajuda na capacidade que temos de memorização
    Os nossos órgãos não dormem, eles continuam ativos, executando suas tarefas.
    Se o sono é tão importante para o ser humano na fase adulta, imagine o quanto o sono é importante para a criança que está em fase de crescimento e aprendizagem escolar.
    Na fase da Educação infantil é essencial que as crianças tenham pelo menos 8 horas de sono bem dormidas. Para isso, é fundamental que os pais observem, atentamente, se o seu filho dorme bem e se está adormecendo na hora certa.
    O sono é fundamental para o seu desenvolvimento psicológico e físico e para a boa realização das tarefas diárias.

    Dicas para dormir melhor :
    Não beber muitos líquidos antes de dormir, isto pode atrapalhar o sono da criança acordando-a para ir a casa de banho.
    Não permitir que durma menos de 8 ou 9 horas diárias;
    Não ver filmes ou desenhos violentos, isto pode atrapalhar o sono;
    Crie hábitos favoráveis ao sono, como contar uma história antes de dormir;
    Crie um clima favorável ao sono com pouca luz, temperatura agradável e ambiente silencioso;
    Se possível, criar uma rotina antes de dormir.
    A criança precisa de estar alimentada antes de dormir. Um leite morno é perfeito!

  4. Mary Deisy Jardim
    Curso de Educaçâo Infantil
    EL7730T

    Sono é o nome dado ao estado de repouso periódico que fazemos com no mínimo 8 horas. Este período de repouso é importantíssimo pois é nele que o nosso organismo desempenha funções com consequências directas à nossa saúde tais como fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.
    O nosso desempenho físico e mental está completamente ligado a uma boa noite de sono.
    Nas crianças é muitíssimo mais importante e fulcral pois para alem de tudo o que referi anteriormente é a dormir/descansar bem que as crianças conseguem estar mais tranquilas durante o dia, menos irritadiças e com melhor aproveitamento na aprendizagem, memorização, atenção e consequentemente num melhor convívio com os outros. Crianças que dormem mal têm mais probabilidade de virem a ter problemas a nível do desenvolvimento físico visto que cerca de 90% das hormonas do crescimento são libertadas durante o sono.
    Uma boa noite de sono para as crianças/adolescentes depende primeiramente das rotinas do dia à dia dos pais/responsáveis e a preparação para este momento. Criar um ritual anterior à hora de dormir ajuda a que a criança tenha uma boa noite descansada.
    Para mim o que sempre diferenciou a noite do dia aos meus filhos enquanto bebés e mesmo em maiorzitos é o banho seguido da massagem e as cantorias para dormir e apartir dos 2 aninhos mais ou menos são a leitura das histórias por eles escolhidas.

    Nós pais, encarregados de educação e/ou responsáveis pela criança temos de proporcionar um bom ambiente para um bom sono descansado e devemos:

    – Colocá-los para dormir cedo, a recomendação de especialistas do sono é ás 20 horas, pois é quando escurece que a melatonina é libertada pelo organismo.

    – Diminuir as actividades excitantes da criança de forma a acalma-la evitando estímulos desnecessários antes de dormir, tal como luzes e barulhos.

    – Evitar ao máximo o uso de aparelhos electrónicos antes de irem dormir (Tv´s tablets, telemóveis, etc.)

    – Procurar oferecer ao jantar alimentos mais leves para que a digestão seja mais fácil

    – Evitar os líquidos antes de dormir para que durante a noite não hajam interrupções com as idas ao wc impedindo assim que despertem.

    – Consoante as suas idades procurar que durmam as horas recomendadas pelos especialistas.

    Estas são algumas das ações importantes que devemos tomar no dia à dia pelo bem estar das nossas crianças.
    Assim serão crianças mais felizes, mais atentas, com desenvolvimento adequado e com uma melhor capacidade de aprendizagem e interação com os outros ao seu redor.

  5. O sono é realmente um facto muito importante em todas as faixas etárias.
    Todas as crianças devem dormir as horas necessárias para o seu descanso, tanto físico como psicológico. As crianças que não durmam as horas diárias necessárias, vai se reflectir no seu desempenho durante as actividades escolares e a falta de concentração. Algumas ate se tornam mais agressivas devido ao distúrbio do sono. Muitos pais deixam os filhos usarem telemóveis e tablets porque assim ficam mais sossegados. Mas a verdade é que só estão a prejudicar o seu desenvolvimento. Devemos deixar ver TV, com programas didácticos, mas sempre com supervisão e nas horas adequadas, sem afectar as horas de sono recomendadas para cada criança.

    Cátia Cancelinha
    Educação Infantil
    EL7393S

  6. O sono é uma necessidade do nosso organismo caracterizado principalmente quando o cansaço mental é prolongado e as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina acrescem, ocasionando a vontade de dormir. Nesse momento o organismo começa a reorganizar seus sistemas para retomar uma nova etapa de actividades. A imunidade é fortalecida, as células são restauradas e a memória é consolidada.

    As crianças e os adolescentes necessitam de pelo menos 9 horas diárias de sono, os adultos precisam de aproximadamente 8 horas, mas estudos compravam que a carga horária de sono pode variar de indivíduo para indivíduo.

    As crianças que não dormem correctamente podem apresentar sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, frustração, dificuldade de articular os impulsos e emoções e manter a atenção.

    Estudos apontam o sono como uma importante ferramenta para a consolidação do aprendizado, uma vez que permite a perpetuação e memorização de todo o conteúdo que foi aprendido durante o dia.

    O processo de aprendizado pode ser compreendido nas seguintes esferas: a primeira durante a prática, a segunda durante as horas iniciais de sono e a terceira e última durante o estágio final do sono, o denominado o sono dos sonhos.

    Quando não dormimos bem, nossa memória fica falha, ficarmos irritadiço e isso acarreta cansaço, dor de cabeça e indisposição. Quando acontece uma brusca redução das horas de sono isso pode suceder à diminuição da produção de insulina e aumentar a de coloris.

    Uma boa noite de sono propicia um maior vigor físico e mental.

  7. Erika costa Puericultura EL6139P

    Cada dia fico mais e mais impressionada com que ouso das minha amigas sobre seus filho ,dizem .Meu ou minha filha vai dormir as 23:00hrs para logo as 07:30 hrs está acordado (a) ,e eu pergunto voce acha que essa criança descansa suficiente ?Resposta :Não posso fazer mais nada pois trabalho e chego tarde e ainda tenho que fazer jantar .Pois concordo plenamente com o texto tudo que acontece e continua acontecendo e um fator de falta de organização e compreensão ,pois hoje as mulheres trabalha e não tem tempo para fazer tudo temos que dar prioridade e os marido fazer a sua parte .Eu trabalhei em uma empresa que fazia 14 hrs ,então como tenho uma criança de 7 anos priorizava adiantado o máximo possível ,mais hoje com tanta tecnologia e outra coisa as vezes deixamos o mais necessário para depois .
    O sono para uma criança ou nos adulto faz muita muita falta pois o sono nos dar o descanso ,a energia para o próximo dia e colocamos emoções e aprendizados no lugar ,tento o máximo der 8 hrs de sono ,quando posso mais tenho ,meu filho geralmente tem 9 a 11 hrs de sono ,não e fácil conciliar mais temos que pelo menos tentar .
    Penso que por muitas pessoas não conseguir ou não dormir causa muitos problema principalmente com a irritabilidade no dia -dia ,falta de energia etc ,temos que tomar cuidado pois cada dia ficamos mais acordado e com muito pouco descanso .

  8. EL6714R curso de puericultura Mónica Vieira
    o sono é das fases mais importantes das nossas atividades diárias, tanto para jovens como crianças e idosos. muitos de nós não cumprimos as horas de sono aconselhadas para a nossa idade. Já li vários estudos que diziam que para bebes e crianças as horas de sono é tanto importante ou mais do que ser alimentadas.
    Quando nós descansamos o tempo adequado sem duvida que andamos menos cansados e com mais paciência para atividades do nosso o dia a dia e de trabalho, é muito importante descansar o nosso cérebro desligando-nos de todas as tecnologias quando vamos dormir. uma simples luz de presença pode dificultar o nosso adormecer ou até mesmo durante a noite o nosso sono.

  9. Cláudia Correia – EL7165S

    Em nossa vida diária, o sono interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. E, em diferentes fases da vida: infância, adolescência, adulta e na fase idosa, a quantidade de sono são diferentes. Vejamos a seguir o tempo necessário para uma boa noite de sono de acordo com a faixa etária que se encontra o individuo.
    O terror noturno, acontece com pelo menos 5% d as crianças, e podem começar já aos 9 meses de idade e pode se estender até a puberdade. A criança chora, grita, geme, senta na cama e se debate, mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois que passa, a criança volta a dormir. Ao contrário do pesadelo a criança não lembra do que aconteceu. Em casos severos deve ser tratado com fármacos, pois acontece muitas vezes com o meu filho.
    Hábitos para que consigamos que as crianças dormam bem;
    – Seguir uma rotina no horário para dormir diariamente.
    – Evitar atividades que excitem o bebê perto da hora de dormir (visitas, brincadeiras, televisão, entre outros).
    – Cuidar para que o ambiente esteja limpo, com temperatura agradável, e sem barulhos.
    – Encorajar a criança a dormir na cama dela.
    – Ajudar a criança a adormecer sozinha, sem a presença dos pais.

  10. É essencial manter desde o nascimento do bebé uma boa rotina de sono , e os primeiros cinco anos de vida são decisivos para estabelecer essa mesma rotina e evitar problemas no futuro. Bons hábitos de sono ajudam a prevenir o risco da fraca adaptação à escola e o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem.
    Um estudo realizado pela investigadora Kate Williams da Universidade Queensland, Austrália, acompanhou 2880 crianças nascidas em 2002 até aos sete anos de idade, encontrando uma em cada três crianças em risco. Para além disso, concluiu que a maior parte das crianças tinham uma rotina do sono desajustada às suas necessidades. A mesma investigadora afirmou que as crianças que não aprendem a dormir, apresentam um risco acrescido de desenvolver problemas associados ao déficit de atenção e a dificuldades de aprendizagem na escola.
    Enquanto as crianças dormem, o seu cérebro trabalha muito, desempenha funções importantes que enquanto acordadas, não estão activas. O cérebro enquanto dorme interfere no crescimento, fortalece o corpo e permite-lhe que seja mais saudável. O sono existe para que o cérebro possa descansar, sonhar, fornecendo às crianças, energia para aprender, brincar e serem felizes.

  11. O sono é essensial para uma boa aprendizagem, e não sou! Como já foi dito todas as nossas ações e reações são um pouco coordenadas em função do sono.
    Eu conheço uma criança com perturbações de sono. Tudo se começou a revelar aos 3 anos quando foi para a escola pública e deixou de dormir a cesta. A criança adormecia a comer, adormecia no meio da sala a brincar a criança não precisava de se isolar para dormir, nem de silêncio, mas sempre que se tentava contráriar está necessidade de dormir ele respondia mal e tinha reações agressivas com os colegas,e com as educadoras ( como se estivesse com ressaca de sono). Tudo isto foi arrastado até ir para a escola sem intervenção médica. Quando foi para a escola todos os dias dormia na sala de aula, porquê tinha de ficar na cadeira como todas as outras crianças e fazer os trabalhos. Com alguns problemas familiares pelo meio a criança acabou por mudar de escola, o que não resolveu nada….
    Quando iniciou o segundos ano foi proposto que frequenta se o primeiro, porque nem as letras conhecia, o que levou a uma ida ao médico. A criança passou a fazer um horário de sono, em conjunto com uma boa alimentação e brincadeira na rua, andar de bicicleta, etc, sem botões sem tecnologia e os resultados foram impecável inclusive na escola.

  12. O sono é essencial para a vida e é a base de muitas funções fisiológicas e psicológicas do organismo. A aprendizagem é uma atividade cognitiva, ocorre a partir da consolidação da memória e o sono tem importância fundamental nesse processo.
    Estudos apontam o sono como uma importante ferramenta para a consolidação da aprendizagem. Uma noite bem dormida faz com que o cérebro continue ativo eliminando o que foi aprendido desnecessariamente durante o dia e reforçe o que é importante que seja memorizado.
    Se houverem alterações no sono (na quantidade e qualidade) haverá pior qualidade no desempenho das atividades diárias e a nossa memória ficará comprometida. Dormir pouco reduz a capacidade de manter a atenção numa tarefa, afetando o desempenho escolar, dificultando a realização de atividades cognitivas e aumentando a sonolência diurna, ou seja, dificultando a aprendizagem.
    A aprendizagem dá-se, então, em três fases: a primeira durante a prática (durante a aula, por exemplo); a segunda durante as primeiras horas do sono, e a terceira, durante o sono do final da madrugada, o “sono dos sonhos”.
    Cátia Morais
    Curso de Educação Infantil

  13. Boa Tarde!
    De facto, o sono é um estado imprescindível que contribui bastante para o desenvolvimento da aprendizagem e para o desenvolvimento físico. Para tudo tem um equilíbrio, pelo que é necessário cada pessoa dormir o tempo adequado à sua idade. Naturalmente, o ser humano tem que ter uma boa noite de sono devido às energias que gasta durante o dia ou vice-versa (porque existe o caso de um adulto ter que trabalhar à noite). No quadro das horas de sono recomendadas, indica que este vai diminuindo à medida que a criança vai crescendo, principalmente para os mais pequenos que é fundamental dormirem muitas horas, pois, estão em fase de crescimento e muito importante para estarem concentrados e ativos no tempo de aprendizagem. Certamente, obterão melhores resultados na escola, no futuro. Também os pais, e no geral todos nós temos que ter um cuidado quanto a utilização dos dispositivos, pois, cada vez mais despertam a nossa atenção, principalmente em nós jovens que podemos ficar viciados (jogos, redes sociais…) e distraímos-nos com mais facilidade, o que nos faz gastar energia, falta de concentração e principalmente, abdicarmos na hora de ir dormir. 🙂

  14. Sono e Aprendizagem

    Como é que o desenvolvimento da criança depende (e muito) do sono?

    Entender como o desenvolvimento da criança acontece é essencial para promover as melhores condições para as mesmas, tanto na escola quanto em casa.
    Ao nascerem os bebês entram em contato com o mundo, tudo para eles é novo e a cada instante algo desconhecido lhe acontece.
    O tempo todo a criança aprende algo que nunca vivenciou, recebe estímulos constantemente e, por isso, as sonecas são fundamentais para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizagem.
    Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus conhecimentos e a sua aprendizagem. É durante o sono que aprendem a falar, gatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.
    Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e a higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.
    Além disso, outro documento também evidencia a grande importância do sono para o desenvolvimento da criança: foi um estudo de 2016 realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono, elaborado em parceria com médicos pediatras e através da pesquisa e análise de mais de 860 artigos científicos a respeito do assunto.
    Nele é apontado que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.

    Como podemos ajudar as crianças a dormirem melhor?

    > Estabelecer uma rotina: procurar dormir sempre no mesmo horário.
    > Oferecer alimentos leves antes do sono.
    > Ajudar no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.
    > Evitar agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso pode deixar a criança agitada e fazê-la perder o sono.

  15. O sono é muito importante no desenvolvimento da aprendizagem. Uma noite bem dormida faz com que o cérebro continue ativo atualizando os dados processados durante o dia, eliminando o que foi aprendido desnecessariamente e reforçando o que foi aprendido durante o dia. O nosso cérebro atua como uma máquina, pois podemos compará-lo a um computador que atualiza as informações registradas, deleta os arquivos com vírus, e assim também funciona o nosso cérebro.

    O sono ajuda na capacidade que temos de memorização. Os nossos órgãos não dormem, eles continuam ativos, executando suas tarefas.
    Curso puericultura
    EL6352P

  16. É grande a importância do sono na vida diária, especialmente no desenvolvimento fisico e psicologico da criança. O fenomeno do sono nos seus diversos aspectos é o procedimento cientifico para buscar soluçoes para os disturbios da criança, tendo alçancar um rendimento satisfatorio na actividade diaria. NA vida diaria, o sono interfere com o humor, na memoria, na atençap, no raciocinio, nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente etc. As alteraçoes do sono determinam a má qualidade no desempenho e interferem na saude, as vezes de forma muito grave.

    Cristina Marvanejo, Educação infantil

  17. Sobre este tema do sono nós pais, encarregados de educação, e responsáveis pelas crianças temos de proporcionar um bom ambiente para o sono descansado e devemos por regras em casa como ex:
    -Por as crianças a dormir mais cedo, a recomendar especialistas do sono é ás 21 horas, pois é quando escurece que a melatonina é libertado pelo o organismo.

    -Evitar ao máximo o uso de aparelhos electrónicos dentro do quarto da criança, é presidencial à saúde da criança e no sono também por ex: tv’s, tablet’s, telemóveis etc.

    -Consoante as suas idades procurar que durmam as horas recomendadas pelo especialistas, ou nós pais, temos que ter horários a cumprir de manhã e à noite. Deitar cedo e levantar cedo para dormir as horas que temos que dormir.

    -Estas são algumas das acções importantes que devemos tomar no dia à dia pelo bem estar das nossas crianças.
    Assim serão crianças mais felizes, mais atentos, com desenvolvimento adequado e com uma melhor capacidade de aprendizagem e interacção com os outros ao seu redor.

  18. Encerramento do Fórum.
    Caros alunos e alunas,
    Gostei muito das vossas participações no Fórum/Blog deste mês.
    Os vossos comentários, foram muito enriquecedores, ponderados e devidamente fundamentados, especiais, cada um em particular.
    Apresentaram exemplos, críticas, e opiniões pertinentes. Mostram o vosso interesse e conhecimento sobre o tema apresentado.
    Todos cumpriram os objetivos propostos de refletir sobre esta temática.
    Gostaria de relembrar que o fórum está aberto à participação dos alunos, não só nos comentários, como também na elaboração de artigos ou escolha de temas. Fico a aguardar a vossa contribuição. Se estiverem interessados podem enviar-me um email com o texto que gostariam de ver publicado.

    Deixo-vos um artigo sobre a importância da sesta no jardim de infância que vai ao encontro do tema debatido.
    http://www.jn.pt/nacional/interior/falta-de-sesta-e-tao-grave-nas-criancas-como-nao-comer-8524994.html

  19. Estudos demonstram que o sono está associado à qualidade de vida do individuo em 1/3 do tempo de vida. E, como precisamos em torno de 1/3 do nosso tempo para dormir, os fenômenos biológicos, sociais e psicológicos, estão diretamente associados à quantidade e qualidade do sono que temos “todas as noites”.

    Em nossa vida diária, o sono interfere no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. E, em diferentes fases da vida: infância, adolescência, adulta e na fase idosa, a quantidade de sono são diferentes. Vejamos a seguir o tempo necessário para uma boa noite de sono de acordo com a faixa etária que se encontra o individuo.

    Os Recém Nascidos até três meses de vida, necessitam de 15 à 18 horas de sono, alternados durante a noite e o dia. Nesse período não há uma fase adequada para dormir.

    De 3 a 6 meses de vida, são necessárias de 14 a 15 horas de sono, sendo que de 4 a 6 dessas, distribuídas no período da noite.

    De 6 a 12 meses de vida, são necessárias de 13 a 14 horas, sendo que mais de seis horas no período da noite e dois cochilos durante o dia.

    De 1 a 2 anos, entorno de 13 horas, porém com 8h no período da noite e ½ cochilo durante o dia.

    De dois a 2 a 5 anos, são necessárias de 10 a 12 horas. Dessas, 8h são no período noturno e 1 cochilo durante o dia.

  20. Todos os colegas estão certos todas as crianças tem que descansar pelo menos 9 horas para que não fiquem rabujentos durante o dia devem descansar para terem a cabeça mais aliviada para que o dia possam brincar.
    Por isso não acrescento mais nada se eles já dizem tudo.
    Vera Morais
    Educadora de infância ELS7236

  21. Curso De Educaçao Infantil

    O Sono desempenha um papel primordial na qualidade de vida de todos nos possibilitando não só o repouso corporal mas também preparando as suas mentes para futuros desafios existenciais .
    No entanto ,o desconhecimento do papel fundamental que o sono e os sonhos desempenham nos processos cognitivos afectivos e sociais .
    As crianças em idade escolar precisam de dormir cerca de 10 h a 12 h por dia .
    O sono é muito importante e necessário para o seu desenvolvimento e para a sua aprendizagem .
    Uma criança que não dorme bem fica irritada e agitada ,torna se hiperativa .
    O seu desempenho académico é alterado e a aprendizagem torna se menor porque não á concentração .
    Pois ela não vai querer participar nas brincadeiras e jogos com os amigos .
    Quando o sono não é bom a tendência é comer mal para compensar a falta de energia . Com isso inicia se o ciclo :
    -Falta de sono
    -Mais injestão de alimento
    -Pouca disposição para actividade física
    Alem disso é durante o sono que é libertada a hormona do crescimento .
    Se não dormir o tempo necessário poderá haver défice de crescimento .
    Durante o sono também a descanso e relaxamento dos nossos músculos por isso uma boa noite de sono favorece a memorização e a aprendizagem .

    UMA BOA NOITE DE SONO E REPARADORA E É UM DOS DETERMINANTES DA QUALIDADE DE VIDA

  22. O sono é uma atividade especial , gerada por regiões específicas do cérebro e é fundamental para o equilíbrio da vida.
    O sono apresenta dois estados distintos: REM (Rapid Eye Movement), aqui ocorrem movimentos rápidos dos olhos, esta fase ocupa apenas 20% do sono total e o restante do sono ocupa a fase NREM(Não REM).
    No dia a dia o sono interfere em todos os momentos e atividades, no humor, na memoria, na atenção, no raciocínio…em todos os aspectos cognitivos que relacionam nós com o nosso ambiente.Portanto o não dormir bem ou o não dormir as horas adequadas resulta numa má qualidade do nosso desempenho e na nossa saúde.
    Cada faixa etária tem um número de horas adequados consoante a idade e é muito importante nós sabermos isso e cumprirmos, principalmente quem tem filhos é muito importante controlar as horas da cesta em casa e a noite ir pra cama na hora certa.Esse ponto por exemplo dos nossos filhos é de extrema importancia hoje em dia pois agora já existem muitas mais distrações como por exemplo (telemóveis, computadores, tablets entre outros).O expectável é que em todas as famílias os pais tenham essa consciencia e também o “controle” nos seus filhos, mas por vezes sabemos que por inúmeras razões isso não acontece e isso prejudica demais as nossas crianças.
    Mais uma vez volto a referir, tudo começa em casa, com a família e nós os pais é que somos os responsáveis para que as coisas aconteçam na vida dos nossos filhos.E no que toca o sono é um assunto extremamente sério pois vai influenciar para uma boa ou má aprendizagem.

  23. O sono é de extrema importância em todas as etapas das nossas vidas.
    Essa importância deve-se sobretudo a multiplicidade das suas funções, entre as quais a conservação da energia, o restabelecimento dos sistemas orgânicos a regulação da temperatura corporal e da imunidade e fundamentalmente a promoção das funções cognitivas.
    O sono tem várias fases , que se distribuem durante a noite por ciclos o NREM e o REM.
    O 1º ajuda-nos a recuperar energias e é nessa fase que se produz a hormona do crescimento.
    O 2º para além sonharmos, pomos as ideias em dia, sedimentamos conhecimentos adquiridos e ficamos com espaço para o dia seguinte.
    É extremamente importante haver uma rotina desde cedo , para a criança/adolescente ter horas suficientes de sono.

    A insuficiência de sono produz produz resultados catastróficos na vidas de quem não dorme as horas necessárias.
    Pouca qualidade de vida
    Reduz o rendimento escolar
    Cansaço
    Instabilidade emocional
    agressividade
    e muitos mais…..

    Devemos como pais/educadores ser rígidos com as regras “é hora de ir para a cama”

    Pois a permissão pode provocar consequências catastróficas para o resto das vidas desdás crianças.

  24. A importância da música no desenvolvimento infantil – Modulo 6

    A música é importante em qualquer fase do nosso desenvolvimento.
    Por esse motivo está a ser introduzida na educação das crianças em idade pré- escolar, porque promove o ser desenvolvimento: intelectual e motor.

    A música é essencial nesta primeira fase do ensino escolar, torna as crianças mais desinibidas, autónomas, as crianças começam a ter mais facilidade em integrar-se na sociedade.

    A música promove imensos benefícios no desenvolvimento da criança.

    1. Segurança emocional, mais confiança, aprendem a ouvir música num ambiente calmo/sereno e de respeito mutuo.

    Também poemos dizer que a aprendizagem é estimulada pela música, por canções infantis direcionadas para as diferentes atividades promovidas pelo educador, através de ritmos e repetições de gestos.

    Estudos dizem que quem estuda música é melhor aluno a matemática, nomeadamente a geometria.

    Outra investigação diz “a aptidão preditiva das lições de m´sica no desempenho da matemática sem a interferência de duas variáveis (fator inteligência e fator socio-economico)é grande.

    Um outro fator muito importante é a concentração, que facilita à criança uma melhor capacidade de aprendizagem, noutras áreas também facilita de línguas estrangeiras e aumenta o nível de memoria.

    A música ajuda a libertar a linguagem corporal, o ritmo estimula a criança a melhorar a sua coordenação motora.

    Posso dizer que a música une as pessoas e estabelece relações harmoniosas.

    Eu que vivo em Africa onde a música é tão importante, ela afasta barreiras raciais, linguísticas, históricas, faz-nos esquecer os graves problemas que por vezes atravessamos.
    E retira muitas crianças de caminhos perigosos para integra-los em grupos musicais/dança , fazendo com que os mesmos direcionem as suas energias para algo bonito, saudável e harmonioso.

Deixe uma resposta para ANA CARVALHO CURSO EDUCAÇÃO INFANTIL Cancelar resposta